Raiva Rosa: Bragança viu nascer banda que quer ser promessa no rock português

PUB.

Sex, 12/07/2019 - 09:47


Amanhã é dia Mundial do Rock. Há pouco mais de meio Bragança viu nascer os Raiva Rosa e a escassas horas de assinalar a data fomos conhecer os mais recentes amantes do estilo musical por estas terras

Raiva Rosa dá nome à mais recente banda que se desenha no panorama musical brigantino. Composta por quatro elementos, sendo eles João Sousa, André Almeida, Heitor Peixoto e Simão Reis, a banda reúne o talento destes jovens que andava espalhado por diversos projectos. Apesar de se identificarem com outros estilos e de já terem trabalhado outras sonoridades é o rock, estilo que tanto lhes diz, que os une neste momento. “O rock é liberdade. É fazer-se o que se quer, quando se quer, não no sentido destrutivo mas com uma ideia construtiva”, explicou Heitor Peixoto. “Qualquer pessoa pode ser uma rockstar desde que se mantenha fiel a si própria e àquilo em que acredita”, confessou João Sousa. “É uma maneira de mostrar o que se pensa e o que se sente como outro tipo de música qualquer. É uma maneira de mostrar o que temos dentro de nós, os sentimentos, palavras e emoções, como outra corrente musical qualquer”, disse Simão Reis.

Os Raiva Rosa, unidos pelo amor à música, cantam na língua de Camões e apresentam-se como a esperança no sucesso do Rock Português. “Eu queria o inglês porque pensava que se realmente isto fosse para a frente podia ir tocar a mais sítios e ir para fora de Portugal”, contou João Sousa, o membro que inicialmente queria que o inglês fosse a língua que daria voz à banda. “Acontece exactamente o contrário”, interrompeu-o Heitor Peixoto para explicar o porquê do português. “Nós não dominamos sequer o inglês, não temos a ligação carnal com o inglês que temos com o português”, acrescentou o músico. “Somos quatro portugueses e se a música é mostrar sentimentos não os podemos esconder numa língua que nem sequer é a que falamos todos os dias”, acrescentou Simão Reis.

Tendo começado como sessões de Jam, num estúdio improvisado, pela noite dentro, a banda foi evoluindo e conta já com um EP e alguns concertos. Para o futuro ambicionam apenas vingar na música e poder dizer que é dela que vivem. “Temos sete meses, somos um bebé, mas já temos um EP intitulado 'Raiva Rosa', um single, que tem videoclip, com o mesmo nome e já fomos a sítios como 'Para Cá do Marão', tocámos na queima de Bragança, no Quintanilha... e vêm aí mais novidades”, garantiu João Sousa. “Queremos tocar e viver disso. Daqui a um ano gostávamos de ter um álbum”, explicou Simão Reis.

A banda é fruto de uma mistura de várias sonoridades e da paixão que cada elemento tem pela música mas resulta numa rock cheio de força. Os Raiva Rosa têm João Sousa e André Almeida na voz e guitarra, Heitor Peixoto no baixo e Simão Reis na bateria.

O Dia Mundial do Rock deve-se ao festival Live Aid, que tinha como objectivo arrecadar fundos para travar a fome na Etiópia.

Foto: Raiva Rosa

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves