PUB.

PSD propõe medidas para conter a propagação da Covid-19 nos territórios do Interior

PUB.

Sex, 03/04/2020 - 10:19


O Partido Social Democrata quer que sejam tomadas medidas para conter a propagação do novo coronavírus no interior do país. Isabel Lopes, deputada do PSD por Bragança, explica que a preocupação surge devido à progressão da pandemia e tendo em atenção que Abril vai ser um mês crítico, segundo as autoridades responsáveis.

Segundo Isabel Lopes, o partido exige ao Governo que se implementem algumas medidas, nomeadamente uma campanha de sensibilização adaptada a estes territórios, “em colaboração com os municípios e freguesias, pedimos um reforço na vigilância e controlo no interior do país, nesta altura”, e que as forças de segurança, além de aumentarem “a vigilância, no que respeita ao cumprimento do estado de emergência” tenham “uma acção pedagógica junto das populações”.

Além destas medidas, Isabel Lopes diz ainda que o partido quer ver “reforçado o controlo sanitário nas fronteiras” e “aconselhar o isolamento profilático dos cidadãos”. O partido propõe ainda que se devem “sensibilizar os municípios para possíveis adaptações os planos de emergência “contendo medidas específicas para prevenir os riscos associados a estes fluxos populacionais”.

A deputada diz que o partido está ainda preocupado com o regresso de emigrantes na Páscoa.

Segundo o decreto que prolonga o Estado de Emergência, serão proibidas as deslocações entre concelhos entre 9 e 13 de Abril. O presidente da República também apelou a que os emigrantes portugueses não venham na Páscoa.

O PSD alerta para o facto de o interior do país poder ser confrontado, a breve trecho, com um agravamento do número e focos de contágio, não só nos lares de idosos como nas vilas e aldeias onde reside uma população envelhecida e com dificuldades acrescidas de acesso aos serviços e cuidados de saúde. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Carina Alves