PUB.

Próximas eleições autárquicas serão as últimas para 12 autarcas do distrito de Bragança

PUB.

Qui, 14/08/2008 - 07:52


226 Autarcas vão ter em 2009 a última oportunidade de ir às urnas. De acordo com a edição de ontem do Correio da Manhã o diploma que entrou em vigor em 2006, que limita os mandatos autárquicos, só será aplicado em pleno em 2013. Mas, os efeitos já se vão sentir nas próximas eleições e a região transmontana não será excepção.

3 Mandatos sucessivos é o limite de tempo que um presidente de Câmara pode cumprir numa autarquia.

 

No distrito de Bragança os autarcas dos municípios de Alfândega da Fé, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro, Mirandela, Torre de Moncorvo, Vila Flor e Vimioso não vão poder candidatar-se em 2013.

 

Apenas os autarcas dos municípios de Vinhais e Freixo de Espada à Cinta podem voltar a concorrer nas eleições de 2013. Para os restantes presidentes de câmara dos 12 municípios 2009 será a última oportunidade de irem às urnas.

 

Ainda na região trasmontana o distrito de Vila Real apresenta uma lista de 14 autarquias cujos presidentes só poderão estar mais um mandato à frente das câmaras: Alijó, Boticas, Chaves, Mesão Frio, Mondim de Basto, Montalegre, Murça, Ribeira de Pena, Santa Marta de Penaguião, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real.

 

No país, 73,37 por cento do total dos autarcas só podem exercer mais um mandato.

O diploma que entrou em vigor em 2006 também se aplica aos mandatos dos presidentes de junta de freguesia.

 

No distrito de Bragança há apenas dois autarcas para quem o ano de 2009 não será o ultimo em que podem concorrer.