Projecto brigantino quer valorizar produtos endógenos e criar canais de distribuição

PUB.

Qua, 13/03/2019 - 09:24


O projecto Rede Lusa pretende abrir portas aos empresários a nível internacional nos Estados Unidos da América, França e Reino Unido, através das comunidades locais

O projecto foi apresentado recentemente, e está a ser promovido pela ACISB (Associação Comercial Industrial e de Serviços de Bragança). Maria João Rodrigues, presidente desta entidade, explica que o objectivo é dar a conhecer produtos endógenos como os enchidos, a castanha, vinho e mel e criar canais de distribuição dos produtores em conjunto.

"Os produtores promoverem-se sozinhos, julgo que é muito complicado. Os empresários têm que se unir às associações e através delas criarem uma rede para conseguir efectuar vendas nesses países onde pretendem comercializar os produtos da região. Vamos promover todo o tipo de produtos, desde o turismo, aos produtos endógenos. Não precisam de ser produtos em massa mas todos os produtos que as nossas empresas tenham para oferecer às comunidades portuguesas nesses países que vamos visitar”, destacou Maria João Rodrigues. 

O projecto divide-se em cinco actividades, como o estudo do potencial das comunidades emigrantes, apoio à exportação com a criação de um guia, de um site com toda a informação, a divulgação dos produtores, e por fim, a avaliação dos resultados.

Maria João Rodrigues acrescentou que a primeira fase de implementação do projecto são visitas aos países: “numa primeira fase vamos fazer reuniões tanto na câmara do comércio em Londres, como nos Estados Unidos e França. Posteriormente, vamos trazer contactos e nesses workshops vamos convidar os empresários da região para lhes transmitir toda a informação que vamos trazendo desses países e dos empresários com os quais contactamos criando um interface entre eles. Vamos criar uma plataforma disponibilizando toda a informação que trazemos desses países”.

No próximo dia 15 de Abril, vai ser realizado um workshop com empresários, que podem participar de forma gratuitamente. O valor da Rede Lusa é de 202 mil euros com financiamento a 85 % pelo Portugal 2020.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Maria João Canadas