PUB.

Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências com balanço positivo

PUB.

Qua, 09/07/2008 - 07:53


Cerca de 2500 alunos do distrito de Bragança foram abrangidos pelo Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências, dirigido aos professores do 1ºciclo do ensino básico. A iniciativa do Ministério da Educação que decorre pela segunda vez no ano distrito tem como objectivo o desenvolvimento de boas práticas do ensino experimental e melhoria da aprendizagem nesta área.

 

O balanço do programa foi feito ontem na escola Superior de Educação de Bragança, ao longo da sessão de encerramento do programa. A coordenadora do projecto no distrito, Delmina Pires não poupa elogios ao programa de formação. “Eu penso que esta formação teve o grande mérito de mudar a perspectiva dos professores relativamente ao ensino das ciências”, considera Delmina Pires afirmando que “começam a ensinar mais ciências, este programa aposta no desenvolvimento de práticas de ensino das ciências mas práticas experimentais”.

  

Com uma vertente mais prática, o Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências contribui para que os alunos adquiram novas competências. “O ensino experimental que estamos a fazer com estas alunos ajuda-os a observar bem, a fazer previsões, a confrontar a previsão com observação, a tirar conclusões, ajuda-os a utilizar o conhecimento que adquiriram na explicação das situações do quotidiano com que se deparam”, sublinha a coordenadora referindo que “o desenvolvimento destas competências irá ajuda à aprendizagem futura não só das ciências como de outras matérias”.

 

O programa parece ter agradado, sobretudo aos professores que conseguiram cativar o interesse dos alunos pela área científica. “Foi espectacular gostei muito, os alunos gostaram, houve evolução a nível da organização do grupo na sala”, diz uma professora que participou do programa acrescentando que “não sabiam partilhar os seus conhecimentos, o saber estar na sala de aula e saber estar em grupo, isso foi muito bom e além dos conhecimento que foram alargando”. “Notamos sempre resultados, o programa tem muitas vantagens”, revela outra docente adiantando que “é pena as escolas não estarem equipadas devidamente e isso seria uma acção muito melhor, os alunos adoraram”.

  

Para o próximo ano já estão inscritos 231 professores do distrito no programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências.