Primeira denominação de origem internacional para produtos de território transfronteiriço

PUB.

Sex, 23/06/2017 - 10:08


Criar uma marca única para comercializar produtos endógenos do território transfronteiriço próximo do Douro Internacional.  

Foi com este objectivo que o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero-Douro fez uma candidatura a fundos comunitários que viu aprovada com um valor de 1 milhão e 600 mil euros. Agregar os produtos agro-alimentares promover a sua comercialização, exportação e internacionalização junto do mercado externo é segundo José Luís Pascual, director geral do agrupamento, uma forma de “em conjunto potenciar a economia familiar.” 
Do lado Português pretende-se abranger todos os concelhos desde Vinhais até ao Sabugal e do lado espanhol desde Zamora até à província de Salamanca ajudando os pequenos produtores.
Queijos, mel, carne, amêndoa, azeite, vinho e fumeiro são os principais produtos que vão fazer parte da primeira denominação de origem internacional para produtos agro-alimentares.
Com este projecto pretende-se desenvolver também a área do lazer nas regiões de fronteira aproveitando os produtos agro-alimentares para promover todo o sector turístico e vice-versa. Escrito por Brigantia