A primeira Associação Nacional de Estudantes e Pesquisadores Brasileiros está sediada em Bragança

PUB.

Qui, 24/05/2018 - 09:44


Bragança foi a cidade escolhida para acolher a Associação Nacional de Estudantes e Pesquisadores Brasileiros. A inauguração do espaço aconteceu ontem.

A associação nasceu pela necessidade de congregar núcleos académicos de alunos brasileiros espalhados pelo país e facultar toda a informação pertinente sobre o que é e implica para um estudante estrangeiro vir estudar para Portugal, conforme explicou o presidente da associação, Higor Cerqueira. "Descobrimos que existem núcleos de brasileiros por diversas universidades e que são muito discrepantes umas das outras. Algumas bem organizadas, outras não. Percebemos que esses núcleos não se conheciam", disse Higor Cerqueira.

A inauguração do espaço aconteceu ontem. A sede fica na Rua Serpa Pinto, em pleno centro histórico da cidade, num espaço cedido pela Câmara Municipal de Bragança, uma cedência que Hernâni Dias, presidente da câmara municipal brigantina, acredita ser de todo relevante. "É de todo relevante uma vez que para além daquilo que já tem a ver com a própria dinamização da cidade por esta comunidade, permitirá que mais alunos possam vir estudar para Bragança", confirma o autarca.

Satisfeito com a associação se basear em Bragança e a iniciativa ter partido do IPB, o presidente da instituição, Sobrinho Teixeira, destaca o espírito pró-activo destes alunos. "Foi uma vontade dos nossos alunos brasileiros. Significa um carinho muito grande que eles têm pelo instituto e pela cidade", disse Sobrinho Teixeira.

Na inauguração estiveram representadas universidades e politécnicos um pouco de todo o Brasil, através de 12 reitores. Reitor do Instituto Federal do Paraná, Odacir Zanatta, diz que esta associação representa uma referência de proximidade com os alunos estrangeiros permitindo que se sintam em casa. "Viemos conhecer a cidade e o instituo para poder firmar os primeiros convénios para que os nossos alunos possam vir para cá. Esta inauguração vai trazer uma referência para os nossos estudantes para que eles se possam sentir mais seguros e desenvolver as suas actividades aqui", explicou o reitor.

A Associação de Estudantes Brasileiros do IPB vai realizar, entre 1 e 3 de Junho, o Festival Brasil, na Praça Cavaleiro Ferreira, em Bragança, que contará com uma feira de culinária brasileira, apresentações de danças típicas do país e concertos com bandas convidadas.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves