PUB.

Presidente da ARS Norte anunciou Unidades de Saúde Familiar para Bragança

PUB.

Seg, 16/01/2017 - 09:57


Durante este ano, o distrito de Bragança vai ter unidades de saúde familiar (USF’s) a funcionar. Uma promessa do presidente da Administração Regional de Saúde do Norte, avançada, na passada sexta-feira, em Mirandela. No entanto, Pimenta Marinho não quantificou o número de USF’s nem tão pouco onde vão ser criadas.

Em toda a região Norte, existem 240 unidades de saúde familiar, mas o distrito de Bragança não tem nenhuma. O presidente da ARS Norte garante que, este ano, vão ser criadas essas unidades no distrito, mas Pimenta Marinho não avança quantas nem onde vão ficar

Estas USF’s são criadas por proposta dos profissionais das respetcivas unidades de saúde, que ganham autonomia técnica e administrativa e propõem atingir determinados objectivos, beneficiando de um regime de incentivos.

No distrito de Bragança, chegou a existir, em tempos, uma unidade de saúde familiar em Torre Dona Chama, no concelho de Mirandela, mas foi desactivada em 2012, por não cumprir os objectivos traçados.

No entanto, em 2013, chegou a estar em cima da mesa a possibilidade do centro de saúde Nº 1 de Mirandela passar a unidade de saúde familiar.

A intenção era de servir um universo de mais de 12 500 utentes, com uma equipa constituída por 20 profissionais, entre os quais sete médicos, sete enfermeiros e seis secretários clínicos.

Confrontado com este caso, o presidente da ARS Norte diz agora que a candidatura não reunia os requisitos exigidos

Já o presidente do Município de Mirandela acrescenta novos dados para o assunto. António Branco diz que já existia um parecer técnico favorável da própria ARS Norte para a criação da USF de Mirandela, mas faltava era dotação orçamental

Os profissionais do centro de saúde N.º1 de Mirandela não tiveram luz verde para avançar com a criação de uma unidade de saúde familiar. Fica a dúvida das verdadeiras razões para que não fosse aprovado o projecto.

Resta aguardar, para saber onde vão ser criadas as USF’s no distrito de Bragança, durante este ano, tal como garantiu, na passada sexta-feira, o presidente da ARS Norte, em Mirandela. Escrito por Rádio Terra Quente (CIR).