PUB.

População de Podence mobiliza-se para eleição das 7 Aldeias Maravilhas de Portugal

PUB.

Qui, 20/04/2017 - 10:26


Em Podence, pré-finalista às Aldeias Maravilhas de Portugal, na categoria de aldeias autênticas, já se mobiliza a população em prol das galas que vão escolher as 7 vencedoras em Portugal Continental e Ilhas. A DESTEQUE, responsável pela candidatura na Terra Quente, na qual Podence se engloba, promoveu uma sessão de esclarecimento intitulada “conversas na aldeia”. João Alves, o presidente da junta de freguesia, garante que o objectivo é envolver toda a comunidade em torno desta distinção.

“Vamos envolver as pessoas. Vamos fazer os possíveis e impossíveis para ganhar. Já ganhámos uma com esta freguesia, que foi a praia. Se ganhássemos também a aldeia, era ouro sobre azul.

Esperamos o apoio de todo o concelho e mesmo na Assembleia Municipal. Vou pedir o apoio dos meus colegas. Acho que toda a gente se identifica com Podence e que entendem, porque cada um tem que defender a sua freguesia. Somos todos solidários uns com os outros, e, acima de tudo, transmontanos”, considera João Alves.

Uma das 7 galas que antecedem a final vai realizar-se em Podence, a 6 de Agosto, com transmissão televisiva entre as 21 e as 23h. Durante essas duas horas, vai ser permitido ligar para votar nas aldeias que os portugueses querem ver entre as finalistas. E Duarte Moreno, autarca local e presidente da DESTEQUE, considera que os turistas poderão ser também determinantes.

“Os que visitam Podence é mesmo pela tradição. Esta gala (em Podence) vai ser feita no expoente máximos das Praias do Azibo, e vamos ter muitos turistas aqui.

Foi feita referências às 7 Maravilhas da Gastronomia (no caso da alheira), em que o comércio aumentou significativamente. Também no nosso caso, o turismo aumentou significativamente com a classificação das Praias do Azibo.

No ano passado, passaram  cerca de 250 mil pessoas pelas praias, e essas pessoas são potenciais votantes na aldeia de Podence”, sustenta o autarca.

No distrito, mais duas aldeias nomeadas, ambas no concelho de Bragança. Montesinho, que concorre também na categoria de aldeias autênticas, e Rio de Onor, como pré-finalista nas Aldeias Protegidas. Escrito por rádio Onda Livre (CIR).