PO Norte comparticipa investimento do Centro Escolar de Freixo de Espada à Cinta

PUB.

Ter, 19/08/2008 - 08:11


O Programa Operacional do Norte vai finalmente comparticipar o investimento gasto na construção do Centro Escolar de Freixo de Espada à Cinta.

 

A funcionar desde 2007, uma vez que a autarquia concluiu a obra antes de receber financiamento por parte do QREN, só na passada semana o autarca de Freixo de Espada à Cinta assinou o contrato de financiamento do Programa Operacional do Norte, que vai permitir receber os fundos de apoio comunitários ao investimento de cerca de 700 mil euros. “ Assinei um contrato para o novo centro escolar, que está a funcionar desde o ano lectivo anterior”, assinala José Santos, Presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta referindo que “o financiamento foi passado para este novo QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional)”. “Já estou à espera do dinheiro há muito tempo”, recorda o autarca afirmando que “a câmara municipal tomou a opção de avançar com o centro escolar com a maior rapidez possível, atendendo à reorganização da parte do primeiro ciclo”.

 

Para José Santos foi uma demora que levou a um grande esforço financeiro por parte da autarquia. “ Obrigou-nos de facto a um grande esforço financeiro que acreditávamos que ainda seria do terceiro QREN, mas não foi possível e foi remetido para este QREN”, explica José Santos salientando que é “um montante de cerca de 700 mil euros”. “Vamos começar a efectuar os pedidos de pagamento e vamos receber o dinheiro de imediato porque é uma obra que já está realizada”, garante o autarca.

O Centro Escolar é constituído por sete salas de aula, sala de informática, recreio. Tem ar condicionado e aquecimento central.