PO Norte assina financiamento do Parque Ibérico Natureza e Aventura

PUB.

Seg, 18/08/2008 - 09:23


  Já foi assinado o contrato de financiamento do Projecto Operacional regional Norte para o Parque Ibérico Natureza e Aventura de Vimioso. O parque vai ficar situado na zona do rio Angueira, abrangendo as localidades de Angueira, São Joanico, e Serapicos.

A autarquia prevê que o projecto comece já a funcionar em Maio de 2009. “ Nós é que definimos para nós mesmos, com alguma ambição, que em Maio de 2009 comece a funcionar”, afirma o vice-presidente da Câmara Municipal de Vimioso, Jorge Fidalgo realçando que “numa primeira fase vai estar muito mais ligada à preservação e educação ambiental, mas já associadas outras actividades, nomeadamente a comercialização de produtos”.    

Jorge Fidalgo garante que o Parque Ibérico de Natureza e Aventura vai contar com centros de interpretação que no futuro vão acolher diversas actividades. “Os centros de interpretação será tudo eco-construção, teremos salas para acolher visitantes em que poderemos passar um filme sobre o que é o parque”, adianta o vice-presidente da autarquia revelando ainda que os centros de interpretação vão ter “ateliers para a micofilia, para a produção do mel, para que os mais jovens e menos jovens possam de facto contactar directamente com as práticas de agricultura e tradição que esta região tem”.

 O Parque Ibérico de Natureza e Aventura vai criar numa fase mais avançada cerca de 30 postos de trabalho. “Não queremos criar expectativas já de início, mas se nós contabilizarmos que isto tem que ter vigilantes, guias e auxiliares nós queremos que quando o parque estiver numa fase adulta crie 30 postos de trabalho directos”, assinala Jorge Fidalgo. 

Um investimento que ronda um milhão e meio de euros comparticipado em 75% pelo FEDER e o restante pela autarquia local que pretende encontrar privados para apoiar o projecto.

 

A autarquia estima que o parque vá receber 40.000 visitantes por ano.