Plataforma N-Invest que vai ligar em rede zonas industriais do Norte apresentada em Bragança

PUB.

Sex, 21/09/2018 - 11:53


Bragança recebeu ontem a apresentação do programa N-Invest, um programa da Associação Empresarial de Portugal AEP que pretende unir em rede as zonas industriais da região Norte.

Segundo Luís Miguel Ribeiro, vice-presidente da AEP, o objectivo é criar uma plataforma de promoção, divulgação e melhoria das zonas industriais para levar à instalação de novas empresas. “Pretende criar uma oferta qualificada, integrada e diferenciadora para a instalação de novas empresas. Ligar em rede as zonas industriais dando uma identidade única, fazendo disto um espaço único que está situado em diferentes locais”, esclareceu

O representante da AEP defendeu que ter terrenos a preços baixos pode não ser a melhor estratégia para angariar novos investimentos.

Segundo Paula Silvestre, directora da AEP Competitividade explica que um dos problemas identificados é a dispersão das áreas de acolhimento empresarial no Norte, o que se verifica também na região da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes, onde há 14 zonas industriais em 9 concelhos.

“O objectivo do projecto foi dar escala a toda esta fragmentação do tecido empresarial, porque efectivamente através do nosso trabalho mapeamos 407 áreas empresariais no Norte. O tecido empresarial em Portugal continua a estar muito fragmentado o que não permite a qualificação desses espaços empresariais”, frisou.

Uma das reivindicações da CIM Terras de Trás-os-Montes nesta matéria é ter mais financiamento para requalificar as actuais áreas de acolhimento industriais, depois de no actual quadro comunitário terem apenas sido contempladas com financiamento as zonas de Bragança, Mirandela e Alfândega da Fé, como frisou a vice-presidente desta CIM, Berta Nunes.

O projecto N-Invest prevê ainda a criação de uma plataforma electrónica que reúna informação da oferta de toda a região norte ao nível de áreas empresariais e será instituído um gabinete de apoio ao potencial Investidor. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro