Plano Tecnológico implementado no distrito de Bragança

PUB.

Qua, 10/09/2008 - 07:48


  Até ao final do ano todas as escolas do distrito de Bragança vão ser abrangidas pelo Plano Tecnológico. Computadores com ligação à internet, quadros interactivos e sistemas de videovigilância, são os equipamentos que vão ser instalados nas escolas primárias, segundo e terceiro ciclo e secundárias.

 

Vai haver um quadro interactivo por cada três salas e um computador por cada três alunos. A videovigilância vai acabar com os guardas-nocturnos os nas escolas, sendo que os funcionários passam a ser integrados no pessoal auxiliar. “Vai ser instalada tecnologia ao nível de todas as escolas do distrito de Bragança”, garante Alcídio Castanheira, o coordenador do centro de escolas Nordeste Terra Fria e Arribas salientando a implementação da “informática, computadores, quadros interactivos, sistemas de videovigilância”. Alcídio Castanheira diz ainda que o processo decorre “de forma faseada, mas tem início já no dia 3 de Setembro na maior parte das escolas”.  “Contamos que até 31 de Dezembro esteja instalado o Plano Tecnológico em todas as escolas do nosso distrito, que inclui todas as escolas”, acrescenta.

 

No entanto, há uma escola que, para já, vai ficar de fora deste plano. Trata-se da Escola Secundária Abade de Baçal que vai ser alvo de uma requalificação. O coordenador do centro de escolas Nordeste Terra Fria e Arribas refere que “no que diz respeito à requalificação das escolas secundárias temos também para 2009 agendada a requalificação total da Escola Abade de Baçal”. “Foi uma das escolhidas para ser intervencionada, está-se a tratar do projecto, pensando que em 2009 iniciarão as obras”, afirma Alcídio Castanheira.

 

Arranca hoje mais um ano lectivo. Durante esta semana todas as escolas abrem as portas para receber os alunos para mais um ano de ensino. Mas, no próximo ano lectivo, o de 2009/2010, a maioria dos centros escolares do distrito já deverá estar construída. Até ao momento há quatro, sendo que dois são novos e os outros dois foram aproveitadas instalações de outras escolas. O coordenador do centro de escolas Nordeste Terra Fria e Arribas assinala as escolas de Freixo e Alfândega mas garante haver “outros centros escolares que foram instalados nas antigas escolas básicas, que é caso de Miranda do Douro e Vinhais. “Temos outros que estão em projecto que já foram financiados, e iniciarão as obras em 2009”, afirma Alcídio Castanheira. “Logo que tenhamos as instalações do primeiro ciclo e para o pré-escolar em ordem podemos dizer que estabilizou de forma definitiva a rede do primeiro ciclo no distrito”, revela o coordenador do centro de escolas Nordeste Terra Fria e Arribas. “Penso que se tudo correr bem no início do ano lectivo de 2009/2010 teremos a maior parte dos centros escolares construídos”, conclui.

  

O novo centro escolar de Alfândega da Fé vai ser inaugurado no próximo sábado e deverá contar com a presença do Presidente da República.