PJ desmantela grupo que alegadamente traficava e explorava pessoas em trabalhos agrícolas em Trás-os-Montes

PUB.

Ter, 27/09/2016 - 15:09


A Polícia Judiciária anunciou hoje que deteve um indivíduo búlgaro, de 29 anos, que vivia em Carrazeda de Ansiães e que é suspeito de crimes de tráfico de pessoas para exploração laboral na região de Trás-os-Montes, sequestro e escravidão.

De acordo com a PJ, o homem, com residência em Carrazeda de Ansiães, tinha entretanto tinha fugido para o seu país de origem, mas a PJ concertou esforços com as autoridades policiais estrangeiras e deteve-o já este mês na Bulgária. Foi extraditado para Portugal, tendo sido interrogado no Tribunal de Vila Flor. O indivíduo está, desde sexta-feira, a aguardar julgamento na cadeia de Bragança.

A investigação da Polícia Judiciária permitiu identificar “um grupo criminoso, com laços familiares, de nacionalidade estrangeira, fortemente indiciado pela prática continuada de crimes de tráfico de pessoas para exploração laboral”.

Em comunicado, esta força de segurança revelou que “as vítimas, todas com dificuldades financeiras no país de origem onde exerciam atividades laborais indiferenciadas, eram aí recrutadas pelos suspeitos, para a prestação de serviços na área da agricultura na região de Trás-os-Montes, prometendo-lhes trabalho e condições dignas, incluindo remuneração, transporte de e para os locais de trabalho, alojamento e alimentação”.

Mas em vez em das condições oferecidas pelos recrutadores, “era-lhes retirado o passaporte quando chegavam a Portugal e forçadas a trabalhar contra a sua vontade, sob ameaça, violência física e psicológica, sendo coagidas a laborar numerosas horas diariamente (das 05H00 às 22H00), sem folgas e sem salário”.

Ainda de acordo com as autoridades, esta prática criminosa “perdurou, pelo menos, de Abril a Junho do corrente ano, até que duas das vítimas conseguiram fugir do local onde pernoitavam e denunciar a situação às autoridades policiais, tendo a Polícia Judiciária e a GNR de Mirandela, em articulação, procedido à libertação de mais sete pessoas que se encontravam nas mesmas circunstâncias no local e providenciado pelo retorno assistido das mesmas para o seu país”. Escrito por Brigantia/ Rádio Ansiães (CIR).