PUB.

Pedro Mota Soares apoia boicote da CIR à cobertura de acções de campanha para as eleições europeias

PUB.

Qui, 16/05/2019 - 12:25


Pedro Mota Soares, deputado do CDS, numa deslocação à região, pronunciou-se relativamente ao protesto das rádios locais, que decidiram não dar cobertura às acções de campanha para as eleições europeias

O deputado relembrou a importância dos órgãos de comunicação social locais e entende que o Estado não está a cumprir as suas responsabilidades. “Uma forma também de mantermos as pessoas no interior é interessá-las pela sua vida quotidiana e pela vida da sua terra e isso faz-se com imprensa regional e local qualificada e capaz e isso faz-se com investimento do Estado na imprensa regional e local que, nos últimos tempos não tem sido atribuído. Os apoios que existem estão a chegar tarde, mas mesmo muito tarde, à imprensa regional e local. Nestas eleições europeias, em que sabemos que a abstenção é muito elevada, é mais importante ainda poder atribuir, directa ou indirectamente, fundos a um conjunto de órgãos de comunicação social. O exemplo dos tempos de antena é uma boa forma de o Estado poder ajudar, que ainda por cima chega muito directamente às pessoas e chega, muitas vezes, com um grau de proximidade e confiança que outros órgãos não têm”.

As rádios que compõem a Cadeia de Informação Regional em Trás-os-Montes decidiram tornar público o seu descontentamento com o que dizem ser uma série de ataques à existência das rádios locais em Portugal. Em causa está a não atribuição dos direitos de antena para as eleições europeias, exigências por parte da indústria musical, com direitos de autor e conexos, que podem fazer colapsar financeiramente as rádios locais.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves