Peddy paper vai descobrir barreiras arquitectónicas da cidade de Bragança

PUB.

Qui, 06/11/2008 - 10:30


Amanhã um grupo de pessoas com deficiência vai percorrer a cidade de Bragança para detectar barreiras arquitectónicas. A ideia, sob a forma de peddy paper, é da comissão de especialidade de Enfermagem de reabilitação da ordem dos enfermeiros no âmbito do dia internacional das pessoas com deficiência. Para além de Bragança, a iniciativa vai também ser realizada a nível nacional, nas cidades de Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal e ainda de Funchal e Ponta Delgada.

O lema da actividade é “Mobilidade, Acessibilidade e Cidadania”. Para Ângela Prior, da Ordem dos Enfermeiros, promover a acessibilidade a espaços e serviços públicos das pessoas com deficiência no seu dia a dia é o principal objectivo desta acção. “Queremos sensibilizar a comunidade em geral e os responsáveis legais para a questões das barreiras arquitectónicas pois a deficiência aparece de um momento para o outro, quer a definitiva, quer a temporária”, explica a enfermeira.

  

Depois do peddy paper as barreiras detectadas vão ser comunicadas através de uma listagem, que posteriormente serão dadas a conhecer às instituições, estabelecimentos ou serviços. “ A população em geral também vai conhecer os principais obstáculos detectados”, garante ainda.

 

Para a realização desta iniciativa a Ordem dos Enfermeiros conta com o apoio de várias entidades, entre as quais a ASCUDT. “ Cada equipa do peddy paper vai ter entre 6 a 7 pessoas e metade serão pessoas com deficiência que possam descobrir barreiras no acesso a tarefas do seu dia a dia”, revela Ângela Prior.

 

Apesar de o Dia Internacional das Pessoas com deficiência se celebrar apenas a 13 de Dezembro, a Ordem dos Enfermeiros antecipou a actividade.

O Peddy paper de amanhã vai ter início na Praça da Sé e o ponto de chegada será no Mercado Municipal.