“Peddy Paper” descobre pontos ecológicos em Bragança

PUB.

Seg, 22/09/2008 - 07:39


O Dia Europeu Sem Carros assinala-se hoje mas, a comemoração em Bragança, foi antecipada para este sábado, com a organização de um Eco Peddy Papper. O objectivo: descobrir os parques de estacionamento para bicicleta na cidade e ainda os principais pontos ecológicos.

 

Rafael Correia, técnico do ambiente da Câmara Municipal de Bragança assinala que “o ponto ecológico de referência é toda a zona polis, principalmente os pontos associados ao leito do rio”. “O objectivo foi também fazer um contraponto com os pontos negativos”, refere. Rafael Correia salienta ainda o facto de Bragança estar envolvida pelo parque natural de Montesinho e a Serra da Nogueira. “Essa envolvente repercute-se na qualidade de vida da cidade, eu não encontrei nenhum ponto negro na cidade”, considera o técnico.

 

Rafael Correia considera ainda que a cidade de Bragança reúne todas as condições para que a bicicleta passe a ser um meio de transporte mais utilizado. “Bragança pode ter das condições climatéricas mais violentas, mas não é motivo para a não utilização da bicicleta, pois como vantagem tem o relevo que é uma cidade praticamente plana”, defende Rafael Correia afirmando não compreender “por que razão é que outros povos do norte da Europa com climas mais agrestes e com relevos mais acidentado têm a utilização massiva da bicicleta e nós não”. “Há casos em Portugal em que há comparticipação da bicicleta, se calhar teríamos que estudar essa medida para potenciar a utilização da bicicleta”, conclui.

 

O evento foi organizado pela a autarquia local e Centro Ciência Viva de Bragança.