PUB.

Pax Rally - O Dakar de Portugal conta com os melhores pilotos internacionais

PUB.

Sex, 05/09/2008 - 00:24


Com o aproximar da data de encerramento das inscrições no Euromilhões PAX Rally 2008, já são vários os grandes nomes mundiais que confirmaram a sua presença nesta prova com o Label Dakar Series.

Portugal pode esperar uma competição ao mais alto nível, com os principais pilotos internacionais a não perderem a oportunidade de defrontar-se em solo nacional.  O Euromilhões PAX Rally será também palco do último tira-teimas antes do Argentina-Chile. No final de Abril, em Budapeste, Carlos Sainz (Volkswagen) sagrou-se vencedor Central Europe Rally com apenas 2m,01s de vantagem sobre Stephane Peterhansel (Mitsubishi) e 6m34s sobre o alemão Dieter Depping (Volkswagen). Estes três nomes vão estar de novo frente-a-frente no PAX Rally, mas a vitória tem mais pretendentes. Nani Roma e Luc Alphand reforçam a armada da Mitsubishi, enquanto a Volkswagen tem em Giniel de Villiers mais um trunfo a ter em conta. A estes junta-se o Team BMW-X Raid, com o sempre espectacular Nasser Al-Attyah e Orlando Terranova, que têm como objectivo dificultar a vida aos da frente. Do Japão vem o consagrado Kenjiro Shinozuka, com as cores da Tecnosport Team e de França a Subaru Team, com Morgan Picard. Mas se a nível internacional a competição está recheada de estrelas, os portugueses também não querem deixar os créditos por mãos alheias e à partida vão estar importantes nomes do todo-o-terreno nacional. A excelência da organização, a possibilidade de confronto com as principais equipas internacionais e o mediatismo impar – sendo que o Euromilhões PAX Rally irá ser difundido no Mundo inteiro, com especial destaque para países como Alemanha, França, Espanha, Itália, China, América do Norte e Sul e Japão, através dos diversos acordos com o canal Eurosport e da forte cobertura nacional a cargo da RTP, são ingredientes mais que suficientes para que pilotos como Ricardo Leal dos Santos, Hélder Oliveira, Pedro Grancha, Alexandre Ré e Francisco e Nuno Inocêncio entre outros, já tenham confirmado a sua presença na única portuguesa com a chancela Dakar Series. À cabeça do pelotão luso vai estar Filipe Campos, o actual líder do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, que depois do fantástico terceiro lugar na última Baja Espanha, voltará a medir forças com as principais estrelas da modalidade ao volante do de BMW X3.  Nas duas rodas a emoção não será menor. Se a KTM traz a Portugal as suas vedetas Cyrill Despres, Marc Coma e David Casteu (vencedor da primeira prova do Dakar Series), a Honda Europa far-se-á representar por oito concorrentes, determinados a interromper a senda de vitórias da marca austríaca. Entre os concorrentes portugueses, destaque para a presença de Hélder Rodrigues, Ruben Faria, Bianchi Prata e Paulo Gonçalves, entre outros, todos com grandes hipóteses de lutar pela vitória numa prova recheada de grandes nomes internacionais do todo-o-terreno.  

Sobre este tema, Joana Lemos, Presidente da Comissão Organizadora, referiu: "Estou bastante confiante , e sobretudo muito satisfeita com o nível elevado de concorrentes que temos ,quer em motos quer em carros, é sem duvida um forte garante para um grande espectáculo, e alta competitividade que todos eles vão proporcionar a todos os amantes desta disciplina que é o TT".