Passeio de bicicleta para assinalar conclusão da primeira fase de requalificação da estrada com ciclovia

PUB.

Ter, 18/09/2018 - 11:56


Está concluída a primeira fase da requalificação do acesso rodoviário, desde o centro da cidade de Mirandela até ao nó Norte da auto-estrada transmontana (A4). A empreitada faz parte do PAMUS - Plano de Mobilidade Urbana Sustentável - e está inserida numa candidatura submetida ao Programa Norte 2020.

No domingo, no âmbito da semana europeia da mobilidade, o Município de Mirandela promoveu um passeio inaugural da ciclovia que também nasceu desta intervenção e que, aliás, foi o factor determinante para a obra ter sido financiada.

“Não havendo a construção da ciclovia ou a renovação dos passeios não teria financiamento do Norte 2020. A parte não financiada foi a parte de saneamento e renovação de águas e a parte do pavimento que não tem ciclovia”, explica o vereador do Município, José Miguel Cunha.

No entanto, esta intervenção, que representa um investimento de um milhão e seiscentos mil euros, com financiamento comunitário de 50 por cento, já foi alvo de alguma contestação, nas redes socias, por parte de alguns comerciantes que não aceitam a retirada do estacionamento em frente aos seus estabelecimentos comerciais.

José Miguel Cunha diz que está a ser preparado um regulamento para permitir algumas excepções de estacionamento, de curta duração. “Iremos trabalhar num regulamento para que permita, nas zonas mais sensíveis, que durante a hora de trabalho possa haver cargas e descargas e estacionamento de curta duração para que as pessoas possam dirigir-se ao comércio para levantar alguma encomenda ou fazer alguma compra, mas coisas de curta duração. Esperamos satisfazer as necessidades dos ciclistas e também para que os comerciantes não sejam atingidos e que não tenham prejuízos, no futuro, com esta alteração na via”, adianta José Miguel Cunha.

Para já, está concluída a primeira fase desta requalificação. A segunda deve avançar no início do próximo ano, diz o vereador da autarquia
O pavimento deste troço já não tinha uma intervenção de fundo, há quase trinta anos. Para além de reabilitar os pisos existentes, já bastante degradados, as obras contemplaram a construção de novas vias para uso pedonal e para ciclistas, a remarcação de passadeiras, reforço da iluminação nocturna e colocação de sinalização horizontal e vertical.

Escrito por Rádio Terra Quente