PUB.

Parque Eólico da Serra da Nogueira pode começar a funcionar em 2009

PUB.

Qua, 30/04/2008 - 09:58


O Parque Eólico da Serra da Nogueira poderá começar a produzir electricidade já no próximo ano. Carlos Pimenta, presidente do conselho de administração da PENOG (Parque Eólico da Serra da Nogueira) garante que vão ser reunidos todos os esforços para que a candidatura da instalação do parque seja aceite pelo governo o mais breve possível.

Bragança, Macedo de Cavaleiros e Vinhais são os concelhos abrangidos por este projecto. Na assembleia-geral da PENOG que decorreu ontem em Bragança foi assinada a renovação do contrato que foi feito pela primeira vez há dez anos. Desde essa altura que os municípios abrangidos aguardam pelo funcionamento do parque.

 

Segundo o presidente da PENOG, a sub-estação da EDP de Macedo de Cavaleiros vai estar preparada para receber a energia produzida no parque, no início de 2009. “O ponto de recepção que é Macedo de Cavaleiros estará operacional no ano que vem”, assinala Carlos Pimenta que garante que “a partir destas duas condições, a vontade politica e saber que depois deste anos todos existe a capacidade em Macedo de receber a energia eléctrica, e o potencial existe, assim que abrir o guichet nós apresentaremos a nossa candidatura”. “Nós esperamos que o processo ainda em 2008 tenha avanços administrativos para em 2009 ter avanços no terreno”, acrescenta.

  

Com a criação do parque eólico, Carlos Pimenta defende ainda que é necessário criar um elo de ligação entre Bragança e a rede eléctrica de Espanha e explica porquê. “ No dia em que se liga a Espanha deixa de estar na ponta, passa a ter uma malha”, considera o representante da PENOG. “É uma situação instável, porque está pendurada num único abastecimento e a qualidade do serviço sofre em terceiro lugar, tem uma limitação muito grande de potência”, revela Carlos Pimenta que diz que “se por acaso quiserem instalar mais unidades económicas, que precisam de mais consumo, não podem, porque a linha de distribuição não aguenta em termos eléctricos esse trânsito de potência”.

 

António Gonçalves, presidente de junta da freguesia de Celas, em Vinhais e Adriano Rodrigues, dirigente da Junta de freguesia de Rebordãos, em Bragança, anseiam pela concretização do projecto. “Esperamos que eles façam o parque eólico como está previsto e que tenhamos algum rendimento dali, embora estejamos já a receber uma renda do terreno, esclarece António Gonçalves. “Sempre acreditámos, mas neste momento está mais perto, sabemos que vamos receber 3% da facturação, não sabemos mais nada”, salienta Adriano Rodrigues.

  

As freguesias cuja área faz parte da Serra da Nogueira deverão receber 3% do rendimento do parque eólico.