Oito detidos por caça ilegal nos concelhos de Mirandela e Vila Flor

PUB.

Ter, 25/01/2022 - 12:25


O Comando Territorial da GNR de Bragança informou, hoje, que o Núcleo de Proteção Ambiental de Mirandela deteve, no passado domingo, oito caçadores por crimes contra a preservação da fauna e das espécies cinegéticas, nos concelhos de Mirandela e Vila Flor

As detenções aconteceram no âmbito da “Operação Artémis”, que decorre em todo o território nacional e que tem como objetivo a intensificação da fiscalização do ato venatório. Em São Pedro de Vale do Conde (Mirandela), um cidadão, de 63 anos de idade, que se encontrava a exercer a caça aos tordos com recurso a chamariz electrónico foi detido. Ao que apuramos trata-se de um caçador residente no distrito de Braga que já foi detido três vezes pelo mesmo crime.
Já durante a tarde, em Valtorno, no concelho de Vila Flor, a GNR procedeu à detenção de sete indivíduos, com idades entre os 42 e os 66 anos, que exerciam o ato venatório aos tordos fora do horário e do local permitido para a prática.
Para além das detenções foram ainda apreendidas 8 caçadeiras, centenas de cartuchos, 1 chamariz e 19 exemplares de espécies cinegéticas mortas.
Os indivíduos foram constituídos arguidos, sujeitos à medida de coação de termo de identidade e residência, libertados e notificados para comparecer nos tribunais de Mirandela e Vila Flor.

Só no último mês, o Núcleo de Proteção Ambiental da GNR de Mirandela já deteve 20 caçadores por vários crimes em ato venatório.

Escrito por Terra Quente (CIR)