PUB.

O que faz de Rio de Onor uma candidata ao título de Aldeia Maravilha ?

PUB.

Sex, 18/08/2017 - 11:05


O concurso da RTP para encontrar as sete maravilhas entre as aldeias de Portugal continua a decorrer, este Domingo realiza-se a última semifinal que vai escolher as duas mais belas aldeias do país localizadas em áreas protegidas. Esta é uma distinção que pretende promover as terras premiadas, atraindo mais turistas a cada local. Ainda há uma aldeia do distrito a concorrer. E o que faz de Rio de Onor uma candidata ao título de Maravilha?

É em pleno parque natural de Montesinho, numa das margens do Rio Onor e envolvida por uma natureza imensa de espécies de fauna e flora diversificadas, que se espalham as casas típicas de xisto serranas da aldeia de Rio de Onor. 
A povoação raiana, do concelho de Bragança, foi uma das seleccionadas para concorrer às 7 maravilhas-Aldeias de Portugal e concorre na categoria de áreas protegidas.
Em Rio de Onor a notícia foi recebida com algum entusiasmo mas sem surpresa, segundo José Carlos Valente, presidente da União de Freguesias de Aveleda e Rio de Onor. “Para nós que somos da terra, já consideramos isto uma maravilha mas claro que recebemos a nomeação para concurso com muita felicidade e entusiasmo”, diz.
Os motivos para a eleição, são muitos. Entre eles, “a hospitalidade dos habitantes” que o presidente da junta considera ser “a maior riqueza.”
As paisagens bucólicas que envolvem a aldeia e a presença abundante de veados e de outros animais selvagens, são um chamariz de turistas, vindos de todo o mundo, mas principalmente de Espanha, atraídos pelas sensações que a montanha oferece.
“ Temos muitos visitantes diários e principalmente ao fim-de-semana, que querem experimentar o turismo em contacto com a natureza e aproveitar para relaxar e aqui encontram o lugar ideal, com todo o conforto, calma e beleza que procuram”, explica José Carlos Valente.
Rio de Onor é também rico em património cultural como a Ponte Romana, a Igreja Matriz, o forno, a forja e os moinhos comunitários. Destaque ainda para a agricultura familiar, o artesanato, com peças de cestaria e carpintaria, e a gastronomia onde se destacam os saborosos enchidos e os pratos como as casulas e o butelo.
Rio de Onor é uma terra de tradições ancestrais, de que fazem parte a Festa dos Reis e um ritual da puberdade no qual participam os rapazes solteiros. Têm ainda um dialecto próprio, o rionorês, uma mistura do castelhano e do português e que, ainda hoje, é falado na aldeia.
É assim uma das três aldeias semifinalistas do distrito de Bragança que se for uma das mais votadas na gala da RTP de Domingo à noite vai acompanhar Podence, Macedo de Cavaleiros, até à final, onde podem conquistar o título de Maravilha de Portugal. Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Débora Lopes