PUB.

O Mundo Novo dos VARUNA

PUB.

Ter, 17/03/2009 - 15:38


Varuna era um deus arquitecto e ferreiro, detentor de um conhecimento infinito.

Organizou os ciclos do Sol; colocou cada rio no seu caminho; ordenou as fases da Lua; estruturou o relevo da Terra e encarregou-se de nunca deixar o oceano cheio demais. Por tudo isso, tornou-se rei dos deuses e, assim, pôde dominar também o destino dos homens; sustentando a vida e protegendo-a do mal.

Oriundos do Porto, os VARUNA  são a primeira grande aposta de Pedro Abrunhosa e da sua editora, a Boom Studios. ‘Mundo Novo’, o primeiro disco da banda, tem edição prevista para o próximo mês de Maio.

Movimentam-se no agora apelidado ‘indie-rock’, mas o punk também lhes assenta bem. Cantam em português e sabem que têm nas suas letras um dos seus maiores segredos.

‘Letras fortes, um som cuidado, e uma atitude musical em paralelo com o novo rock europeu, os VARUNA terão, com o disco “Mundo Novo”, oportunidade de se mostrar, por fim, ao público’, diz sobre os Varuna Pedro Abrunhosa. “A BOOM Studios, editora discográfica sediada em Vila Nova de Gaia, inicia a sua actividade com um dos mais promissores grupos da nova geração do rock feito em Portugal’, continuou o músico, acrescentando: ‘A BOOM Studios centrará o seu catálogo nos novos cantautores nacionais, que escrevam e cantem em português.

Assim, de grupos a solistas, de autores a performers, é objectivo da Boom Studios privilegiar a canção como metáfora da ligação perfeita entre a língua e a música. Tentaremos estar à altura das expectativas.”

A canção que dá nome ao álbum é o primeiro single dele retirado e chega agora às rádios.

Formados em 2006, os VARUNA são João André (Voz e Baixo), Ricardo Cavalera (Guitarra e Coros), Guilherme Piedade (Bateria e Coros) e Daniel Santos (Guitarra). Longe de serem uns ilustres desconhecidos, os elementos dos VARUNA participam ou participaram em vários bandas e projectos de música portuguesa (Pedro Abrunhosa & Bandemónio, Parkinson, Nuno Norte, Funkyard, entre outros) e têm contado com a colaboração de vários músicos do Porto (Vidal, dos Blind Zero e Jorge Palma; Cláudio Souto, Bandemónio; André Indiana, entre outros).

Música e mais informações em:

www.myspace.com/varunamusic