PUB.

O 4º Colóquio do Atlântico recorda brigantino Manuel Ferreira Deusdado

PUB.

Sex, 07/12/2018 - 10:19


Ontem, Bragança acolheu o 4º Colóquio do Atlântico dedicado ao brigantino Manuel Ferreira Deusdado. 

O pedagogo, professor e filósofo, foi ainda um político interventivo na segunda metade do séc. XIX e primeira metade do séc. XX. Ferreira Deusdado também foi um percursor no âmbito de reformas educativas, como conta Isabel Valente, professora da Universidade de Coimbra. “Foi percursor na educação em Portugal, promoveu a reforma do ensino da geografia, introduzindo práticas pedagógicas inovadoras à época, dedica-se depois também à filosofia na escola de São Tomás de Aquino, propõe ainda uma profunda reforma do sistema penitenciário em Portugal”, explicou.

O homenageado também foi inovador no que diz respeito à publicação de uma revista de educação e de psicologia, como adianta a investigadora.

Para assinalar a data, também foi feito o lançamento de um carimbo comemorativo, como adiantou o director de filatelia dos CTT, Raul Moreira.

Manuel Ferreira Deusdado nasceu em Rio Frio, concelho de Bragança a 7 de Abril de 1858. Faleceu em Lisboa, 21 de Dezembro de 1918. O 4º Colóquio do Atlântico começou em Bragança. Mas a vida, pensamento e obra de Ferreira Deusdado vão ser também relembrados em Lisboa e Angra do Heroísmo, onde viveu parte da sua vida. Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Maria João Canadas