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Novo Fiesta começou a ser produzido em série

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Qui, 14/08/2008 - 15:51


Arrancou esta quinta-feira na fábrica alemã de Colónia a produção do novo Ford Fiesta. Daquela linha de montagem saiu a primeira unidade de produção em série do pequeno automóvel, incluído na nova geração de pequenos citadinos para o mercado global da Ford.

O novo Fiesta irá ser adaptado a cada região em particular e será comercializado de uma forma gradual até 2010, iniciando-se o processo na Europa.   Coube à fábrica de Colónia a honra de se tornar na primeira infra-estrutura da Ford do Mundo a produzir o novo automóvel. Em Janeiro de 2009 será a vez de Valência (Espanha) começar a fazê-lo. As restantes unidades fabris da Ford que irão produzir o novo Fiesta fora da Europa serão Nanjing (China), Rayong (Tailândia) e Cuautitlàn (México), o que acontecerá entre o final de 2008 e o início de 2010.  Numa mensagem difundida por vídeo a todos os empregados da Ford na Europa, por ocasião da cerimónia que teve lugar em Colónia, Alan Mulally, Presidente e CEO, Ford Motor Company, afirmou: "Celebramos hoje o arranque de uma nova era para a nossa fabulosa Ford Motor Company. O novo Ford Fiesta, aquele que é o primeiro produto resultante do nosso Sistema de Desenvolvimento Global de Produtos, torna-se num símbolo de enorme significado para a nossa visão 'One Ford', de uma companhia unificada e global, que desenvolve e constrói automóveis para clientes em redor do Mundo. Tenham orgulho no que alcançaram e tenham orgulho na vossa contribuição para um modelo que irá andar na boca do Mundo.

" Com vista à produção do novo Fiesta, a Ford investiu 455 milhões de euros nos processos de reestruturação e modernização da fábrica de Colónia. O novo modelo é fabricado com recurso às mais sofisticadas técnicas de produção normalmente utilizadas em automóveis de segmentos superiores.   Os especialistas de produção da Ford introduziram estes procedimentos na já de si altamente eficiente fábrica de Colónia, sem que existissem interferências com a produção da actual geração do modelo. A equipa de produção do novo Fiesta trabalhou na linha existente, durante vários fins-de-semana, nos processos de instalação e verificação dos novos sistemas. Parte das cerca de 50.000 horas de treino dos operários foram feitas em unidades estáticas, existindo igualmente alguma formação on-line. Num dos processos de treino realizados ao longo de um período de seis semanas, a equipa de produção construiu o mesmo carro todos os dias, desmanchando-o para a seguir o voltar a montar.  Em 2008 a Ford planeia produzir 148.000 unidades do novo Fiesta em Colónia. Quando se atingir a capacidade plena, irão sair da linha de montagem mais de 1.900 unidades por dia – do novo Fiesta e do actual Ford Fusion – produzidos ao longo de três turnos.  "O Ford Fiesta é um automóvel muito especial para nós na Ford Europa e para os nossos clientes," refere John Fleming, Presidente e CEO, Ford Europa. "Ao longo dos últimos 32 anos ele tem estado consistentemente no topo da tabela de vendas do mercado Europeu".  "O seu design dinâmico e arrojado e a elevada qualidade de construção irão atrair uma nova geração de clientes Fiesta ao mesmo tempo que manterá os actuais proprietários. Estou confiante que o novo Fiesta irá evoluir com base no sucesso do seu antecessor," acrescentou.  Desde que a primeira geração do Fiesta foi lançada em 1976, comercializaram-se mais de 12 milhões de unidades, sendo cerca de 400.000 os clientes que o adquiriram em 2007, provando a enorme popularidade do modelo.  

 

O arrojado design exterior do novo Fiesta e o estilo inconfundível do seu interior são imediatamente reconhecidos por todos, em detalhes acentuados pela utilização de cores atractivas e de materiais de elevada qualidade nas mais diversas áreas. Este novo veículo faz evoluir positivamente os pilares do modelo Fiesta, nomeadamente nas áreas de estilo, eficiência e qualidade de construção.  Entidades externas à Ford consideram a fábrica de Colónia, onde vai ser produzido o novo Ford Fiesta, como uma das mais eficientes unidades de produção da Europa. Em 2007 dali saíram 410.900 unidades da actual geração dos modelos Fiesta e Fusion, sendo que 85% desses veículos foram exportados para mais de 50 países. A fábrica de Colónia emprega cerca de 4.000 funcionários directos.   No início do presente ano, Ford iniciou o processo de abastecimento da fábrica com recurso a energias renováveis de modo a fazer face às necessidades inerentes à produção e engenharia do seu modelo Fiesta. Com esta opção, a companhia irá reduzir as emissões de CO2 em cerca de 190.000 toneladas por ano. Esta iniciativa é parte integrante do empenho global da companhia em reduzir o impacto ambiental provocado pelos seus veículos ao longo do seu ciclo de vida.  "Estamos orgulhosos da Fábrica de Colónia e dos veículos que aqui produzimos. Não só o novo Fiesta traz consigo inovações ao nível do design e engenharia para o mercado dos automóveis citadinos, como também implementa novas tecnologias de produção", refere Jim Tetreault, Vice-Presidente da Área de Produção, Ford Europa.  "Este novo Fiesta é forte, bem estruturado e seguro devido às inovações tecnológicas utilizadas na sua produção, que nos permitiram obter uma estrutura simultaneamente leve mas rígida, graças ao recurso a aços de elevada resistência. É também construído com dedicação, cuidado e precisão por uma equipa de profissionais dedicados, um valor igualmente importante", acrescentou.