PUB.

Nevões diminuíram em Trás-os-Montes

PUB.

Sex, 24/03/2017 - 18:30


A queda de neve na primavera não é uma novidade em Trás-os-Montes, no entanto, os nevões são cada vez menos frequentes.

Desde há cerca de três décadas já não é tão comum a queda de neve e quando acontece é em pouca quantidade.
Esta alteração é fruto das flutuações cíclicas do clima, segundo o professor catedrático da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Dionísio Gonçalves, que explica ainda que no âmbito das alterações climáticas esta é a principal transformação que afecta a região “o clima está sempre em mutação dentro do paradigma geral de aquecimento global, a única questão que se pode confirmar como uma alteração do clima regional é de facto a falta de nevões em montesinho”.        
Numa semana em que em plena Primavera a região tem sido contemplada com queda de neve, o climatologista e antigo presidente do Instituto Politécnico de Bragança avança como explicação para a escassez de neve “ tem muito a ver com a falta de precipitação, há anos mais secos, muitos dos invernos têm sido caracterizados por falta de precipitação ”.
Invernos secos, consequência das flutuações climáticas que derivam das alterações meteorológicas e do aquecimento global são a razão para que caia cada vez menos neve na região de Trás-os-Montes. Escrito por Brigantia