Natação: Travessia do Tua poderá integrar o Campeonato Nacional de Águas Abertas

PUB.

Ter, 17/09/2019 - 16:00


O Director técnico nacional de águas abertas entende que a travessia do rio Tua tem condições para integrar campeonato nacional.

Já o vereador de desporto da câmara de Mirandela, Orlando Pires, acredita que a prova pode vir a ter “estatuto” internacional.

No passado domingo, a prova que juntou cerca de uma centena de participantes, pontuável para o Circuito Nacional de Águas Abertas, pelo terceiro ano consecutivo, na categoria de Elite, recebeu rasgados elogios do director técnico nacional de Águas Abertas.

“A prova é fantástica. É das poucas em que conseguimos nada no centro da cidade, como todo o cenário arquitectónico e isso faz com que a prova tenha uma espectacularidade diferente e muito mais característica”, refere Daniel Viegas, considerando que reúne condições para se tornar numa prova pontuável para o campeonato nacional.

“Neste momento, a prova faz parte do circuito, que são as segundas provas a seguir aos campeonatos nacionais, e neste momento pode perfeitamente vir a integrar um campeonato nacional. As distâncias são maiores, envolve um número de nadadores também maior, mas tem todas as condições para isso”, sustenta.

Já o vereador do desporto da câmara de Mirandela, revela que a ambição da equipa de desporto da autarquia é trabalhar para que a curto prazo, Mirandela possa receber uma prova internacional. “Estamos muito satisfeitos com este evento e queremos ir mais longe porque temos condições para o fazer. A nossa equipa técnica de desporto da câmara municipal, juntamente com a federação nacional de natação estão a trabalhar para irmos mais longe e temos condições para o fazer. Vamos tentar que no próximo ano já seja uma prova internacional”, afirma Orlando Pires

No entanto, o director técnico nacional de águas abertas lembra que são precisos cumprir alguns requisitos para uma prova internacional. “Tem muito a ver com a logística e o investimento, porque as condições físicas do local permitem, porque tem aqui toda a estrutura necessária para tal, mas tem mais a ver com as questões ligadas ao caderno de encargos que as próprias instituições internacionais pedem. É algo que depende muito da vontade do poder local, da federação e também das políticas internacionais”, avisa Daniel Viegas.

Agora é aguardar pelos próximos desenvolvimentos, mas fica a certeza que a Travessia do rio Tua tem condições naturais para continuar a fazer parte das provas do circuito nacional de águas abertas, tal como tem acontecido nos últimos três anos.

 

Escrito por Terra Quente (CIR)