PUB.

Museus do Abade de Baçal e da Terra de Miranda aumentam número de visistantes

PUB.

Sex, 19/01/2018 - 09:06


O Museu do Abade de Baçal em Bragança registou um aumento de 20 % no número de visitas em 2017 em relação a 2016 e foi o terceiro que mais cresceu no conjunto dos museus tutelados pela Direcção Regional de Cultura do Norte. Só o museu de Lamego, com mais 61% por cento de entradas, e o Museu dos Biscainhos, em Braga, com uma subida de 32%, conseguiram crescer mais na percentagem de visitantes.

A directora do Museu do Abade de Baçal, Ana Maria Afonso, não ficou surpreendida com este aumento e uma das justificações que apresenta é a fidelizações de público.

“O museu é um espaço extraordinário com valências extraordinárias, por isso isto só pode acontecer. Isto já tem vindo a acontecer ao longo dos anos e de facto deve-se ao trabalho que a equipa do museu tem desenvolvido em prol da comunidade e da fidelização e conquista de públicos. As actividades têm sido diversas e também a afirmação do museu como um pólo cultural de grande importância tem acontecido”, destacou.

As exposições e a diversidade de actividades contribuíram também para o aumento de visitantes segundo a directora. “Teve muito a ver com a exposição sobre a seda que teve muito sucesso e muitos visitantes, com o trabalho com as escolas, há também mais solicitações para a cedência de espaços, para eventos, para concertos, o turismo também teve algum aumento”, acrescentou.

O Museu do Abade de Baçal tinha tido cerca de 22 mil visitantes em 2016, no ano passado esse número cresceu 20%.

O Museu da Terra de Miranda, que também é gerido pela DRCN teve no último ano mais 7% de visitantes.

Desde 2013, os museus e monumentos tutelados pela Direcção Regional tiveram cerca de 5 milhões de entradas e pelo quarto ano consecutivo, aumentou o número de visitantes. Escrito por Brigantia.