Museu militar remodela salas no 25º aniversário

PUB.

Seg, 28/07/2008 - 08:57


O Museu Militar de Bragança é espaço cultural mais visitado do distrito. Todos os anos passam por ali cerca de 60 mil pessoas. Durante os 25 anos de existência aquele espaço museológico já recebeu mais de um milhão de visitantes.  

“No ano passado tivemos 57300 e este ano pensamos chegar a esse número ou até ultrapassá-lo” afirma o director do museu.

A localização e a boa conservação do castelo de Bragança, onde se situa, parecem ser dois factores que determinam este sucesso. “Nós estamos estrategicamente bem localizados” refere o Tenente-coronel António Manuel Martins. “As pessoas vêm visitar o castelo e aproveitam para vir ao museu” acrescenta. No entanto, “nós sabemos da importância da manutenção”.

 

E para que o Museu Militar se torne ainda mais atractivo, a direcção vai fazer melhoramentos em duas salas, sendo que uma delas vai passar a dispor de elementos multimédia. “Tínhamos uma sala que vinha sendo preenchida com o espólio de vários militares bragançanos e a apresentação não era proporcional às restantes e por isso está a ser melhorada que deverá ser aberta ao público até dia 22” adianta. Já quanto à sala dos castelos portugueses “ o material que lá está apresenta alguma degradação por estar na cave e não ser muito arejada por isso vamos aproveitar para iniciar um trabalho nesse sala de forma a torná-la multimédia” afirma o director do museu.

 

Melhorias que surgem num altura em que o Museu Militar está a celebrar 25 anos de existência.

As comemorações arrancaram este sábado e prolongam-se até 22 de Agosto, o dia do aniversário do museu.

“Durante o mês de Agosto e até 16 de Setembro vai estar patente no Centro Cultural de Bragança uma exposição temática militar” anuncia o Tenente-coronel António Manuel Martins. Além disso, de 18 a 24 de Agosto “vamos ter aqui no largo do castelo actividades radicais trazidas pelo exército.

 

A actuação da Orquestra Ligeira do Exercito, este sábado, deu início às comemorações.