PUB.

Museu Belarmino Afonso recebe exposição “Oitopia”

PUB.

Qua, 07/11/2018 - 09:08


O Museu Etnográfico Dr. Belarmino Afonso, em Bragança, recebe a exposição colectiva de oito artistas da região com mais de 20 peças de várias técnicas e estilos desde a pintura, desenho, escultura e arquitectura.

Joaquim Cavalheiro, curador da exposição, explica que a mostra foi buscar o nome ao número de artistas e a uma peça fixa na sala de exposições.

“A pia do ferreiro pesa meia tonelada e marca muito a sala, no eixo central, e tudo o que aqui se coloque acaba por estar relacionado com a pia. E com os oito artistas nasceu o Oitopia, uma maneira de fazer uma analogia com o trabalho utópico dos artistas, é um bocado difícil explicar o processo criativo, mas é um bocado utópico todo ele, a maneira como nascem as peças na mente dele”, explicou ainda Joaquim Cavalheiro que é também um dos oito artistas, da cidade ou que têm uma ligação a Bragança, que se juntam na mostra. Amável Antão, Ana Domingues, Cala, Luís Barata, Marco Costa, Mário Ortega e Miguel Moreira e Silva completam o catálogo dos artistas.

A exposição está integrada nas comemorações dos 500 anos da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, entidade a que pertence o Museu Dr. Belarmino Afonso. O provedor da instituição, Eleutério Alves, espera que a iniciativa possa contribuir para dinamizar o espaço cultural.

“O objectivo é dar espaço para que os artistas possam mostrar as suas obras, agora estão estes, num futuro próximo estarão outros, potenciar o museu desta forma é também interessante, porque quem vem ver a exposição acaba por ver o museu e quem vem ver o museu vê também a exposição”, afirmou.

Até 28 de Fevereiro a exposição Oitopia pode ser vista no Museu Etnográfico Dr. Belarmino Afonso. Escrito por Brigantia.

 

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro