PUB.

Municípios do distrito não integram organização do Festival Internacional da Máscara Ibérica

PUB.

Sex, 17/05/2019 - 09:37


Começou ontem, em Lisboa, o Festival Internacional da Máscara Ibérica. Apesar de não ser dinamizado neste território, ao evento, segundo confirmou o presidente da direcção da entidade organizadora, a Progestur, têm-se associado os municípios de Vinhais, Miranda do Douro, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros mas apenas como participantes

O evento celebra agora 14 anos sendo que há 12 que acontece na capital do país. Hélder Ferreira diz que o mesmo convite, para participar, sempre foi feito à autarquia de Bragança mas sem sucesso. Questionado sobre o porquê da Academia Ibérica da Máscara não estar associada à iniciativa explica que esta nunca foi, pela organização, contactada. “A câmara de Bragança é realmente a única câmara do nordeste transmontano que nunca esteve e tem sido sempre convidada. Nunca esteve e certamente haverá razões para não ter interesse em estar Lisboa neste festival. Em relação à academia, nunca tivemos contacto com a academia daí que, por essa razão, não está. Não há contactos por isso não há razão para estar. Em relação à câmara de Bragança tem havido todos os anos contactos, eu próprio tive uma reunião com a senhora vereadora já no início deste ano e entendo que Bragança seria, certamente, dos municípios que mais ganharia em estar presente. Quem vai estar presente em termos físicos é Miranda do Douro, Mogadouro e Vinhais. Macedo de Cavaleiros também estará presente mas não em termos físicos. O mesmo convite que foi feito a estes municípios também sempre foi feito a Bragança”.

A Rádio Brigantia contactou o presidente da câmara de Bragança para perceber o porquê da autarquia não se associar à iniciativa. Hernâni Dias explica que não há convite para um envolvimento condigno sendo este um dos pontos que mantém vivo este património e onde se verificam estas manifestações associadas aos mascarados e às festas de inverno. “O município de Bragança foi convidado para um almoço institucional por ocasião deste evento e, obviamente, não é suficiente para garantir o nosso envolvimento. O município não tem sido solicitado para um envolvimento condigno relativamente a esta matéria e creio que também não tem sido envolvida a Academia Ibérica da Máscara, uma entidade que representa tudo aquilo que tem a ver com a tradição da máscara ibérica neste caso concreto. Provavelmente até estão aqui envolvidos outros meios, até comunitários. Bragança está presente através de um grupo de caretos, neste caso de Grijó de Parada”.

Contactado, o presidente da Academia Ibérica da Máscara, António Tiza, não quis prestar declarações gravadas mas confirma que a academia nunca foi convidada para participar ou fazer parte da organização e que não compreende o porquê sendo este o organismo mais representativo na temática da máscara. Do distrito, estão a participar os caretos de Grijó e os de Parada, do concelho de Bragança, Vinhais está representado com os mascarados de Vila Boa, Macedo de Cavaleiros com os caretos de Podence, Miranda do Douro com O Velho e A Galdrapa de São Pedro da Silva e do concelho de Mogadouro está o Farandulo de Tó, a Festa dos Velhos de Bruçó e o Careto e o Velho de Valverde.

O festival termina domingo.

Escrito por Brigantia

Foto: FIMI

Jornalista: 
Carina Alves