PUB.

Municípios das Terras de Trás-os-Montes negoceiam gestão da água em alta e baixa com o secretário de Estado do Ambiente

PUB.

Sex, 20/04/2018 - 10:37


A gestão da água dos municípios das Terras de Trás-os-Montes vai mesmo passar para a empresa intermunicipal Resíduos do Nordeste.

Os municípios decidiram ontem, numa reunião com o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, em Bragança um princípio de entendimento para avançarem para a gestão integrada do sistema de redes de água em baixa, a água que as autarquias distribuem aos munícipes, e do saneamento.

Artur Nunes, presidente da CIM, garantiu que é a vontade de todos os municípios fazerem parte de uma gestão integrada deste sistema de águas. “Fizemos esta reunião para fazer um balanço sobre o que estava programado. Chegámos a um entendimento, a vontade da maioria dos municípios em fazer parte de um sistema integrado de gestão em baixa através da Resíduos do Nordeste e por outro lado a começar a fazer todos os procedimentos para a integração e verticalização das águas através da RN”, esclareceu.

O representante desta comunidade intermunicipal acrescentou que vai ser criado um grupo de trabalho para resolver os problemas existentes na distribuição da rede em alta, isto é entre as Águas de Norte e os municípios.

Estes processos vão ser candidatados, no âmbito da reformulação dos fundos comunitários do 2020, um processo que pode ver luz verde no fim do Verão. Escrito por Brigantia.