Município de Miranda do Douro atribui 20 mil euros em bolsas a alunos do superior

PUB.

Sex, 08/11/2019 - 09:26


O Município de Miranda do Douro vai atribuir 18 bolsas de estudo a alunos do ensino superior.

O valor global é de cerca de 20 mil euros. Esta medida está a ser implementada pela primeira vez no município, sendo que os estudantes vão beneficiar do apoio ainda este ano lectivo. A bolsa corresponde a um período 10 meses e tem um valor mensal de 108 euros. Segundo a vereadora da educação, Anabela Torrão, o aumento, por exemplo, dos gastos com o alojamento era uma preocupação e por isso o município considerou necessário tomar esta medida.

“Consideramos importante a implementação de medidas que visem esta promoção de desenvolvimento e da igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior. Destina-se a todos os frequentam o ensino superior. Vemos que principalmente ao nível do alojamento os valores têm disparado nos últimos anos, não apenas nos grandes centros, mas também na Guarda e em Bragança, por isso mesmo tivemos esta preocupação”, explicou.

Este programa destina-se a estudantes com menos recursos económicos. Para o ano lectivo 2019/2020, o período de candidatura à Bolsa de Estudo do Ensino Superior já começou mas prolonga-se até dia 18 deste mês.

Segundo regulamento, o apoio tem em conta “os rendimentos económicos, o aproveitamento escolar” e posteriormente “a comissão técnica de análise avalia quem tem direito a esta bolsa de estudo”.

Os alunos têm que se candidatar anualmente a esta bolsa pois há vários factores variáveis.

As candidaturas deverão ser entregues no balcão único, no edifício central da câmara municipal. Escrito por Brigantia.