Município de Macedo de Cavaleiros entrega mais duas casas no bairro social

PUB.

Qua, 20/03/2019 - 10:33


O Município de Macedo de Cavaleiros assinou esta semana contratos de arrendamento com duas famílias do concelho que vão a partir de agora passar a habitar em casas do bairro social São Francisco de Assis, naquela cidade.

As duas habitações pertencem à câmara e os valores da renda são avaliados consoante as condições económicas de cada agregado familiar, sendo nestes dois casos inferior a 100 euros.

O autarca Benjamim Rodrigues adianta que ainda há mais cerca de oito famílias que aguardam pela remodelação das casas para se poderem mudar para o bairro, o que para algumas deverá acontecer ainda até ao final do ano.

“Eram casas que estavam em fase de remodelação porque não tinham condições de habitabilidade. Neste momento já podem ser entregues porque estão devidamente requalificadas. Ainda temos cerca de oito candidatos em lista de espera para habitarem em casas naquele bairro. Vão haver mais casas para atribuir e até ao final do ano contamos que sejam mais quatro ou cinco habitações”, refere.

Um dos novos moradores é José Rei que tem 50 anos e vai mudar-se com a esposa para o bairro São Francisco. Até há pouco tempo estava em situação de desemprego e vivia numa casa alugada em outro ponto da cidade, cujo valor da renda era superior ao que agora vai pagar. “Este valor de renda vai ajuda a poupar ao fim do mês. Já estava na lista de espera há cerca de dois anos”, conta.

O arrendatário da segunda vivenda é Manuel Gemelgo e a esposa, de 83e 85 anos, respetivamente. Embora seja morador do bairro há cerca de 40, pediu para mudar de casa por questões de saúde, explica.

“Eu morava num apartamento dos prédios mas como tenho estado muito doente, as pernas já não me ajudam a subir a escadas. Por isso, fiz força para ver se me conseguiam mudar para uma casa. Viver aqui no bairro é uma grande ajuda financeira, porque se morasse noutro sítio ou pagava a rendo ou deixava de comer”, afirmou.

O município tem neste momento78 habitações alugadas naquele bairro, que vai começar a ser requalificado ainda este ano, contando com um investimento de 2,6 milhões de euros, dos quais 85% são financiados no âmbito do PEDU. Escrito por Onda Livre (CIR).

Foto: Município de Macedo de Cavaleiros.