Município de Freixo está a desenvolver estudo para construção da barragem de regadio das Ferrarias

PUB.

Qua, 30/11/2022 - 09:29


Estão a ser dados os primeiros passos para a construção da Barragem das Ferrarias, em Freixo de Espada à Cinta, para regadio

Neste concelho, onde 80% da superfície se destina a agricultura, a albufeira pode ser a salvação para muitos agricultores em tempos de seca, de acordo com o presidente da câmara, Nuno Ferreira.

“Mais útil ainda num ano de seca como todo o Portugal Continental atravessou e que também aqui no nosso concelho se fez notar. Por isso mesmo, para acautelar essa pretensão e é algo que é mais do que justo para todos os agricultores. Freixo de Espada à Cinta é dos territórios que tem maior ocupação agrícola em termos de produtividade e, por isso, é mais do que justo que se leve a bom porto a barragem”, frisou.

A barragem irá ficar entre Fornos e Lagoaça, mas não se sabe ainda quantos hectares vai abranger. Está já a ser feito o estudo de viabilidade para o projecto ser depois candidatado a fundos comunitários para angariação de financiamento. Deve estar pronto no próximo ano.

“Começou-se praticamente da estaca zero e estamos agora a trabalhar para levar a bom porto, em conjunto com a Direcção Regional de Agricultura, para num futuro muito em breve ser uma realidade e quando houver dotação orçamental e abram os avisos para nos podermos candidatar, estar já o projecto feito”, referiu.

Quanto ao investimento necessário o presidente da câmara não quis avançar números. E no que toca ao início da construção da barragem, também não quis fazer promessas.

“Seria incoerente da minha parte estar a afirmar já que em 2024 existiria uma barragem das Ferrarias”, referiu.

O município de Freixo de Espada à Cinta a reclamar a construção da barragem de regadio das Ferrarias. No próximo ano com a Direcção Regional de Agricultura vai reunir com o Ministério da Agricultura e com a Direcção Geral de Regadio para a concretização da albufeira. 

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais