Município de Freixo Espada à Cinta pretende pedir empréstimo para obras

PUB.

Qua, 26/06/2019 - 10:03


O município de Freixo Espada à Cinta aprovou na última reunião de câmara um empréstimo, de cerca de 171 mil euros, destinados à comparticipação nacional de dois projectos para a vila.

A maior fatia do valor é destinada à intervenção no castelo, que prevê a recuperação da área envolvente do antigo castelo medieval, e o restante será aplicado na criação de um centro de artes e ofícios.

“Foram 171 mil euros, que são 153 mil para a obra do castelo e 18 mil para o centro de artes de ofícios”, explicou Maria do Céu Quintas, presidente de Freixo.

Apesar de o financiamento comunitário estar garantido há algum tempo para a obra no castelo de Freixo, houve atrasos nos concursos e a empreitada está agora à espera do visto do tribunal de contas.

“Já temos o financiamento há muito tempo e a candidatura feita há muito tempo e aprovada, mas os concursos que fizeram ficavam sempre vazios, só no último é que conseguimos que houvesse alguém a concorrer e que tivesse ficado com a obra", explicou ainda a autarca.

A intervenção no castelo prevê a requalificação do espaço envolvente, nomeadamente a muralha e a reconstrução de quatro torres que existiram naquele local, tendo um financiamento de 1 milhão e 900 mil euros. No caso do centro de artes e ofícios, custará 300 mil euros e vai ter um piso destinado a artesãos, nomeadamente os que se dediquem ao fabrico da seda e outro espaço dedicado a quem esteja a lançar novos negócios.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro