PUB.

Município de Carrazeda vai promover um estudo para o regadio no concelho

PUB.

Sex, 20/04/2018 - 09:20


O Município de Carrazeda de Ansiães vai promover um estudo para o regadio no concelho. O estudo vai permitir escolher onde serão realizadas barragens e como poderá ser distribuída a água.

Um estudo preliminar e encomendado a uma empresa especializada e com um custo de vinte mil euros, como conta João Gonçalves, o autarca deste município. “O primeiro passo foi encomendar um estudo, contactar uma empresa para fazer um estudo preliminar sobre os locais com possibilidades para a armazenagem de água para um futuro regadio”, destacou.

O regadio é uma das preocupações que o município tem desde há muito. “Uma das nossas preocupações é com a questão da água, e todo o concelho é agrícola, mas no planalto de Ansiães tem havido um investimento forte dos nossos agricultores, nomeadamente em pomares de maçãs e as plantações têm aumentado substancialmente e duplicaram nos últimos anos, atingindo os 700 hectares de plantação. Ora com os problemas que tem havido com a seca é um problema cada vez mais premente”, afirma.

No município de Carrazeda de Ansiães as explorações predominantes são o vinho, o azeite e a maçã. 

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Maria João Canadas