Município aponta para 400 atletas no II Zoelae Trail de Bragança

PUB.

Qui, 24/05/2018 - 11:58


Depois de “Corre até às origens” a edição deste ano do Zoelae Trail lança a “Tribo à Reconquista”.

A prova está marcada para o dia 12 de Agosto, em Bragança, e é organizada pelo município e pelo Ginásio Clube de Bragança.

À semelhança de 2017 a iniciativa alia o desporto à história e Miguel Abrunhosa, vereador da autarquia, aponta para a participação de cerca de 400 atletas.

“O objectivo é chegar aos 400 participantes, aproveitando, também, a presença de emigrante na cidade no mês de Agosto. Contamos ainda com atletas estrangeiros, nomeadamente espanhóis, a semelhança do ano passado".

Os participantes vão chegar de várias localidades da zona norte do país e até da vizinha Espanha.

“São cada vez mais os atletas que chegam de fora, pois temos condições únicas para a prática do trail. Em 2017 mais de 50 por cento dos participantes eram de outras localidades e de outros distritos”.

O Zoelae Trail foi um dos projectos vencedores do Orçamento Participativo Jovem em 2016. Para Miguel Abrunhosa é um evento que tem impacto na promoção do concelho.

“É um importante e relevante evento desportivo que dinamiza a economia local, promove o turismo e a marca Bragança”.

A prova conta com a parceria do Ginásio Clube de Bragança na organização. O presidente, Carlos Fernandes, destaca o aumento de praticantes de trail no distrito.

“Há cada vez mais atletas e há cada vez mais provas de trail e para participar numa prova destas é preciso ter alguma preparação, no caso do percurso de 25 km”.

Este ano há novidades. Além do trail longo (25 km) e um curto (17 km), a 2ª edição do Zoelae Trail conta ainda com duas caminhadas, uma de 17 km e outra de 10 km.

A prova foi apresentada esta manhã em conferência de imprensa e está marcada para o dia 12 de Agosto. Quanto ao percuurso começa na aldeia de Castro de Avelãs, lugar onde outrora habitou o povo pré-romano Zoelae, e termina no Castelo de Bragança.
 

 

Jornalista: 
Carina Alves / Susana Madureira