Mulher ao volante do Gulliver

PUB.

Qui, 04/09/2008 - 08:24


Longe vão os tempos em que determinadas profissões estavam reservadas aos homens. As mulheres estão cada vez mais a assumir papéis na sociedade que outrora eram destinados ao designado “sexo forte”. Exemplo disso é Liliana Martins, 27 anos.  

Há um mês que é a primeira mulher a conduzir um autocarro dos serviços urbanos de Bragança, nomeadamente os eléctricos que fazem as viagens no centro histórico.

A Brigantia acompanhou uma das viagens conduzidas pela nova motorista da cidade.

Quem passa por Liliana não lhe fica indiferente. As pessoas torcem o pescoço para comprovar se de facto é uma mulher que vai ali sentada ao volante de um autocarro da linha azul dos Serviços de Transportes Urbanos de Bragança.

 

Natural da cidade, e com a carta tirada há quatro anos descobriu que conduzir era a sua grande paixão.

Foi desta cumplicidade que surgiu a ideia de se candidatar a motorista da Câmara Municipal de Bragança. “Houve um concurso para entrarem mais motoristas para a câmara e eu candidatei-me porque gosto muito de conduzir, foi uma coisa que quis tentar” refere.

Liliana Martins garante que teve todo o apoio de familiares e colegas de trabalho. “Se não tivesse o apoio deles não seria muito agradável e os colegas de profissão aceitaram-me bem, ajudam-me muito e qualquer coisa que seja preciso estão sempre disponíveis” afirma.

 

Quem também apoia a iniciativa da jovem motorista são os passageiros que aplaudem a condução de Liliana Martins. “Tem o mesmo direito que os homens” afirma uma utente dos STUB. “Já não é a primeira vez que vou com ela e conduz muito bem mas pode haver quem tenha inveja” refere outra cidadã. Um homem que seguia no autocarro considerou que a condução de Liliana “está aprovada” e que “ser homem ou mulher é a mesma coisa”.

 

O vice-presidente da Câmara Municipal de Bragança não tem dúvidas de que esta mulher pode vir a ser um exemplo para outras que revelem o mesmo interesse. “Foi admitida recentemente através de um concurso normal e isto demonstra que as mulheres podem ocupar qualquer um dos lugares e serve de exemplo para quem pensa que é uma profissão só para homens” afirma Rui Caseiro.

 Um dos autocarros do percurso da linha azul da cidade de Bragança passa agora a ser dirigido por uma presença cor-de-rosa.

Uma novidade, por enquanto, em Bragança, mas que poderá constituir um atractivo para outras mulheres apostarem na carreira de motorista.