Monte de Morais vai ser requalificado

PUB.

Ter, 26/08/2008 - 08:05


O Monte de Morais, em Macedo de Cavaleiros, vai sofrer uma intervenção de cerca de 715 mil euros. A requalificação do "Sítio de Morais" será feita ao abrigo do Programa Operacional do Norte e a assinatura do protocolo com a autarquia macedense teve lugar, na semana passada.

 

A operação designada de "Percorra Milhões de Anos Geológicos nos 12878 hectares do Sítio de Morais" terá uma comparticipação do FEDER - Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional - até cerca de 715 mil euros. O valor corresponde a uma taxa de co-financiamento de 75% do custo total da intervenção. Os restantes 25% serão assegurados pelo município, o equivalente a cerca de 200 mil euros.

 

O autarca de Macedo garante que ainda este ano, as obras terão início. Pretende-se melhores acessos, e uma forte divulgação. Para além disso, o Monte de Morais deverá estar incluído em roteiros turísticos. “ O Monte Morais tem um grande potencial e este projecto vai nos permitir dar um salto qualitativo na organização do usufruto do Monte de Morais, particularmente numa perspectiva turística e científica”, garante o presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.

 

O Monte de Morais corresponde a uma zona de cerca de 30 quilómetros quadrados, que se entendem a leste do concelho de Macedo de Cavaleiros, na bacia hidrográfica do rio Sabor, perto da aldeia de Morais, que, aliás, lhe dá o nome. Beraldino Pinto confia nas potencialidades da cidade para o desenvolvimento turístico. “ Estou convicto que o Monte de Morais associado à paisagem protegida do Azibo, a outras paisagens de excelência que temos no concelho associadas à gastronomia e ao património edificado e à nossa gente que sabe bem receber constituirá um produto turístico a ser valorizado”, considera o autarca.

 

O objectivo é valorizar o espaço do Monte de Morais mas também a população.