PUB.

Mogadouro vai alterar luminárias para reduzir o consumo de energia eléctrica

PUB.

Qui, 08/11/2018 - 10:33


O Município de Mogadouro vai investir 278 mil euros para instalar iluminação pública LED na vila e na maior aldeia do concelho, Bemposta, para reduzir o consumo de energia eléctrica.

É o resultado de uma candidatura ao "Norte 2020", que teve agora luz verde, como adiantou o presidente do município de Mogadouro, Francisco Guimarães: “foi aprovada a candidatura no âmbito da eficiência energética da iluminação pública para Mogadouro e freguesia de Bemposta. O objectivo da candidatura era instalar o maior número de luminárias que pudéssemos na zona urbana e na totalidade da freguesia. Falamos em 1174 pontos de luz que serão colocados, após a abertura do concurso”.  

Segundo as contas do município, a factura anual pelo consumo de energia eléctrica ronda os 700 mil euros. O objectivo desta medida é reduzir esse valor: “a poupança anual rondará cerca de 75 mil euros. Estamos na falar de uma factura de energia eléctrica com uma grande redução, em que vamos poupar 6 mil e 300 euros mensais, com a colocação destas novas luminárias Led. Estas luminárias estão dentro daqueles parâmetros de redução do consumo de energia eléctrica e de CO2”.

Parte da sede de concelho já tem iluminação LED. Agora vão ser instaladas mais 640 luminárias deste sistema em Mogadouro e assim a vila ficará praticamente equipada na totalidade com candeeiros LED, com exceção para a zona histórica, para onde está a ser estudada uma forma de iluminação adequada.

Já em Bemposta, serão quase 600 as luminárias a instalar, devendo no futuro outras aldeias receber este tipo de iluminação, o que será conseguido através de um protocolo com a EDP.

Escrito por Brigantia 
Foto: Município de Mogadouro

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro