Mogadouro protege mancha florestal de Castelo Branco

PUB.

Qua, 12/03/2008 - 08:23


A autarquia de Mogadouro tem em marcha um projecto de protecção e prevenção da mancha florestal de Castelo Branco, uma das maiores do norte de Portugal. Ao todo vão ser intervencionados 1600 hectares, com a limpeza de mata, a construção de 74 quilómetros de caminhos e dois pontos de água para abastecimento de viaturas de combate a incêndios.

“São cerca de cinco mil hectares e nós estamos a fazer uma intervenção em 1600 explica Dário Mendes, vereador da agricultura e comércio da autarquia mogadourense. “Nos principais caminhos faremos uma limpeza lateral com uma faixa de 20 metros para cada lado”.

Um projecto candidatado à medida AGRIS – Agricultura e Desenvolvimento Rural dos Programas Operacionais Regionais - que até Junho tem de estar concluído.

O objectivo é sobretudo a prevenção dos fogos florestais. “É uma forma de prevenção porque é uma zona muito sensível, há ali árvores com cerca de 40 anos” refere Dário Mendes. “Sem este tipo de intervenção não seria fácil fazer um combate eficaz às chamas se ali houvesse um incêndio” acrescenta.

Este projecto representa um investimento de 320 mil euros.