PUB.

Mogadouro inaugura Casa das Associações para celebrar gaita-de-foles e gaiteiro

PUB.

Ter, 16/07/2019 - 10:22


Mogadouro tem um novo equipamento cultural, a Casa das Associações, um centro interpretativo da gaita-de-foles e do gaiteiro. 

A estrutura, que resulta de um investimento de 300 mil euros, vai ter várias funções, para além de acolher exposições, fixas e temporárias, receberá colóquios, eventos culturais, tem loja e uma oficina, que permitirá a construção e reparação de instrumentos.

O presidente do município, Francisco Guimarães, destaca que se trata de equipamento único no país e que pretende ter reconhecimento internacional.

“Mogadouro pode orgulhar-se de ter o único equipamento do país ligado à gaita e ao gaiteiro, pretendemos que este espaço venha a ser uma referência no país, a nível ibérico e queremos que acompanhe o interesse de uma série de comunidades pelo mundo, com vontade de vir a Mogadouro”, realça o autarca.

O espaço tem ainda uma sala de formação, para reforçar o ensino dos mais novos, sendo que hoje em dia são mais de 15 os alunos que escolheram aprender gaita-de-foles nas oficinas de música do município.

Jorge Lira foi o responsável pelo projecto. Para além de arquitecto é também investigador, músico e construtor do instrumento musical e considera que é importante que exista um espaço onde se possa condensar a investigação sobre o instrumento e continuar a tradição.

“É muito importante para manter uma tradição viva, mas também para construir uma tradição todos os dias, entendendo-a num sentido dinâmico, pretende-se criar tradição, ensinar pessoas a construir, a tocar e sobretudo a estimar uma matriz cultural que é de nós todos e muitas vezes anda esquecida”, afirmou.

Aos 85, José Maria Fernandes, gaiteiro de Urrós, um dos mais velhos do país, não faltou à inauguração deste novo espaço.

“Hoje estive aqui a tocar, mas já há muito tempo que não tocava”, contou, recordando que começou a tocar jovem com o pai. “Ele andava com o gado, depois pegava eu nela e aprendi com ele”, afirmou

Agora vê com agrado que haja mais jovens a aprender esta arte. “Achava bonito que não se perdesse esta tradição, mas a tocar à moda antiga já não há muitos, são músicas mais modernas”, afirmou.

Na exposição permanente, são homenageados 24 gaiteiros célebres de Portugal e podem ouvir-se temas tocados por eles, enquanto se faz a visita. A mostra tem ainda vários tipos de gaitas-de-foles europeias, sendo 19 dos instrumentos da exposição temporária emprestados pelo espanhol Paco Dias e podem ser vistos até ao final do ano. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro