Mogadouro cria unidades de transformação de carne de porco

PUB.

Ter, 04/10/2011 - 09:28


Para criar valor acrescentado aos produtos endógenos do concelho e para encontrar uma alternativa ao fraco sector do leite, o município de Mogadouro prepara-se para inaugurar três unidades de transformação de suínos e ainda atribuir incentivos à criação de aves do campo.Com estas medidas serão criados vários postos de trabalho. 

Mogadouro perdeu sustentabilidade, sobretudo com a recessão do sector dos lacticínios.Para voltar a revitalizar a pecuária no concelho, a Câmara identificou duas alternativas: unidades de transformação de carne suína e explorações de aves do campo.“A produção de suínos vem no seguimento do investimento que se encontra praticamente concluído e que é a construção de três unidades de enchidos e que ronda o um milhão e oitocentos mil euros de investimento” refere o vereador António Pimentel. “Estão praticamente concluídas e vão ser postas a concurso a curto prazo para serem concessionadas” adianta. “Mais recentemente identificámos também o sector das aves de campo como um sector com potencialidades para se desenvolver no concelho”.A cada produtor interessado nas aves do campo, a autarquia pensa atribuir um subsídio de cinco mil euros para cada hectare de vedação. O vereador António Pimentel considera que vai haver receptividade por parte dos mogadourenses.“Numa primeira fase vamos apontar para 150 mil euros e a ideia é atribuir cinco mil por hectare para a vedação dessas superfícies para que os agricultores se possam instalar” afirma. “Veremos qual é a receptividade mas ao que nos parece vai ser boa” salienta.Além de dinamizar a pecuária, o município de Mogadouro incentiva a criação de mais postos de trabalho.“Para além de inovar e abrir portas aos agricultores para outro tipo de produção naturalmente que a fixação de pessoas à terra está sempre presente. Nas três unidades industriais prevemos que sejam criados pelo menos 20 postos de trabalho” aponta.

Lacticínios e cereais foram outrora a aposta do concelho de Mogadouro. Extintas as condições de concorrência nestes sectores, há que abrir novas janelas de oportunidade e a Câmara está convencida que os enchidos e as aves do campo são a solução ideal.

Escrito por CIR