Mogadouro assina projecto com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

PUB.

Seg, 31/03/2008 - 09:17


O município de Mogadouro assinou um acordo de cooperação com a UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Um projecto que pretende fazer um levantamento de todos os recursos naturais deste concelho.

Dentro de 14 meses deverá estar concluída a análise de toda a fauna e flora da região mogadourense. A finalidade é divulgar a riqueza geológica do planalto mirandês. António Luís Crespim, coordenador do protocolo, na UTAD explica que a finalidade é “ dar a conhecer todos recursos naturais e divulgá-los a todas as pessoas que queiram visitar o concelho, que queiram visitar as arribas do Douro e ao planalto mirandês”. O objectivo é “Mogadouro passar a ocupar uma posição privilegiada em relação à finalidade museológica e exposição dos recursos que existem, passar a ser uma montra de todos os recursos que existem nas arribas do Douro e no planalto mirandês”, declara o coordenador.

Embora o protocolo seja assinado com a UTAD, a equipa de trabalho é constituída por investigadores científicos das universidades transmontana e do Porto. “O protocolo é feito com A UTAD mas a equipa é muito diversificada, investigadores da universidade do Porto, e algumas empresas privadas que trabalham já há alguns anos com a UTAD”, salienta António Luís Crespim.

Segundo o responsável, este acordo de cooperação pode ser positivo ao nível turístico e socioeconómico, “ as vantagens que podemos retirar do projecto são muito variadas, não só o potencial turístico mas também o potencial sócio económico”, sublinha o coordenador do protocolo na UTAD.

 

Esta semana as equipas vão estar já no terreno a fazer levantamento dos recursos naturais do concelho de Mogadouro, um projecto orçado em cerca de 51 mil euros.