PUB.

Mirandela recebeu a segunda jornada da Jr. NBA League

PUB.

Qua, 20/02/2019 - 16:17


Mirandela recebeu, esta quarta-feira, a segunda jornada da Divisão Sudeste da Jr. NBA League Norte. Trata-se de um projecto conjunto da NBA e da Federação Portuguesa de Basquetebol, em parceria com o Desporto Escolar.

A iniciativa já foi implementada em diversos países, tem como objectivo proporcionar a prática desportiva e fidelizar as crianças ao basquetebol.

A Divisão Sudeste da Jr. NBA League Norte conta a participação de alunos de 11 e 12 anos de cinco escolas de Vila Real, Tabuaço e Mirandela. A cada escola foi atribuído um nome das equipas em competição na NBA. A Escola Secundária de Mirandela representa os “Miami Heat”.

“Este projecto tem como objectivo divulgar o basquetebol junto dos mais novos e está a ter uma grande adesão no nosso país. Este é o segundo ano de implementação do projecto em Portugal e pela primeira vez foi criada uma liga NBA no norte”, disse Joaquim Pereira, professor de Educação Física.

E José Fernandes, docente da Escola Secundária Camilo Castelo Branco de Vila Real, que representa os “Charlotte Hornets”, também realça a importância da iniciativa para incutir o gosto pelo basquetebol aos mais novos. “É a ligação ao topo do basquetebol mundial. Qualquer miúdo que goste da modalidade sente afinidade com a NBA. É a possibilidade de eles jogarem a modalidade que mais gostam e terem competição saudável. Depois há o convívio com os alunos de outras escolas. É um projecto fantástico para repetir”.

Escola Secundária de Mirandela (Miami Heat), Escola Secundária de S. Pedro (Washington Wizards), Escola Secundária Camilo Castelo Branco (Charlotte Hornets), Agrupamento de Escolas Abel Botelho (Orlando Magic) e Agrupamento de Escolas Morgado Mateus (Atlanta Hawks) são as equipas em competição.

Depois de Mirandela, a Divisão Sudeste da Jr. NBA League Norte regressa a Vila Real. No dia 14 de Março a Escola Secundária de S. Pedro recebe a terceira e última jornada.

 

 

 

 

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira