PUB.

Ministro da Administração Interna defende cooperação entre segurança portuguesa e espanhola

PUB.

Qui, 27/02/2020 - 09:51


A segurança é fundamental para desenvolver o turismo e para captar investimento para região: esta foi a ideia defendida por Eduardo Cabrita, que sublinhou que a cooperação entre as forças de segurança portuguesas e espanholas é cada vez maior

O ministro esteve, ontem, em Miranda do Douro, a propósito do Dia da Unidade do Comando Territorial de Bragança, que celebrou 111 anos e ressalvou uma partilha evidente entre os dois países. “A segurança é uma factor essencial para o turismo, para a captação de investimento e, sobretudo, para a qualidade de vida das populações. O que temos nestas regiões, que têm porta vizinha com regiões espanholas, é uma cooperação com a guardia civil e a polícia nacional, que contribuí para a segurança. Por outro lado, partilhamos aquilo que são actividades de prevenção e, sempre que necessário, actividades operacionais, quer de investigação criminal quer de repressão de fenómenos criminosos que ocorram de um lado e do outro da fronteira”.

A criminalidade, a nível geral, teve, no distrito, uma descida de 9%, em 2019. O Tenente-Coronel Carlos Felizardo, comandante da GNR de Bragança, frisa que os números o deixam mais tranquilo. “Neste ano fizemos cerca de 56 mil patrulhamentos. Conseguimos que a criminalidade diminuísse em 2019, a nível geral, houve uma diminuição de cerca de 9%. A criminalidade violenta e grave foi praticamente nula, tivemos 25 casos no distrito. São números que nos deixam tranquilos relativamente a outras áreas do país”.

O comandante sublinhou ainda que a GNR tem vindo a apostar e a aproximar-se de novas tecnologias, como o caso da sala de operações que permitirá monitorizar melhor os profissionais. “A nossa sala de operações está completamente remodelada com todos os equipamentos necessários para haver um maior apoio à actividade operacional, que são instalações novas a ser inauguradas a breve trecho. Através da nossa sala conseguimos direccionar o patrulhamento e analisar tudo que está a acontecer no distrito. Quando alguém telefona para o posto da guarda e é preciso ir a determinado sítio monitorizamos e fica registado e assim vemos a patrulha que está mais perto e disponível”.

António Costa e os restantes ministros do Governo, bem como vários secretários de Estado, estão ontem e hoje no distrito de Bragança num périplo por vários concelhos, no âmbito da iniciativa “Governo Mais Próximo”. Esta manhã estão reunidos para um conselho de ministros descentralizados no teatro Municipal de Bragança.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves