PUB.

Melhores cientistas do mundo vão estar em Bragança

PUB.

Qui, 30/10/2008 - 10:22


Alguns dos cientistas mais conceituados do mundo vão estar em Bragança no próximo ano. A capital de distrito vai receber o primeiro encontro Ibérico de Neurociência, fruto de um protocolo estabelecido entre a câmara municipal, o Instituto Gulbenkian de Ciência e a Fundação Champalimaud.

O projecto foi adiantado por José Mário Leite, do Instituto Gulbenkian de Ciência. Apesar de ainda não ter data em concreto, a iniciativa conta já com a adesão de algumas entidades espanholas.

 

Mas os projectos em pareceria com o município e instituições de Bragança não ficam por aqui. Em calha está um encontro europeu realizado em conjunto com o Instituto Politécnico de Bragança.

“O IPB vai estar muito envolvido no I Encontro de Neurociências, mas também posso avançar, embora sem garantias absolutas, que estamos a preparar uma candidatura a um encontro europeu para o qual está já a candidatura feita”, adiantou Mário Leite.

Para além deste projecto, em Março de 2009, vai ser realizada uma exposição de arte e ciência no centro cultural de Bragança e os cientistas do IGC vão “começar a vir com mais regularidade ao Centro de Ciência Viva”, explica.  

A valorização do centro de ciência viva é também um dos objectivos dos protocolos realizados entre a câmara municipal e o Instituto Gulbenkian de Ciência, como refere Jorge Nunes. “Tendo o Centro Ciência Viva em Bragança, interessa ao município estabelecer parcerias com instituições de referência para termos um centro de eleição a nível de conteúdos”, refere o presidente da câmara.

 

Recorde-se ainda que no âmbito de protocolos com o instituto Gulbenkian de Ciência, seis alunos de Bragança vão estagiar durante as férias da Páscoa naquela instituição, em Oeiras.