PUB.

Meia centena de antigos alunos da Casa de Trabalho de Bragança em reencontro de histórias e vivências

PUB.

Seg, 20/08/2018 - 09:17


É o rever amigos e companheiros, assim como o recordar de outros tempos que esteve, pelo segundo ano, na origem do encontro de antigos alunos e funcionários da Casa de Trabalho de Bragança.

Luís Ribeiro, antigo aluno e responsável por esta segunda reunião, avança que se estão a unir esforços para criar uma instituição que possa apoiar antigos alunos que estejam em condições de vida mais desfavoráveis. "O objectivo deste encontro e do outro passa essencialmente pela mentalização de todos estes ex-alunos que temos uma capacidade e uma vida diferente de muitos outros iguais a nós. O objectivo é criar uma instituição que possa prestar apoio momentâneo ou colocação em instituições que possam cuidar deles", explicou Luís Ribeiro. "Muitos de nós estivemos aqui 13 ou 14 anos na instituição, saímos daqui passados 11/12 anos e fomos cada um para seu lado, mas muitos deles, passados 30 anos nem sabiam onde estavam os outros", acrescentou ainda sobre a importância que acredita que este encontro tem.

Além do objectivo maior passar agora por criar uma entidade que possa olhar por quem tem mais dificuldades, o encontro serve para reencontrar pessoas que se perderam no tempo. Com 88 anos, António Gomes, que entrou na instituição com 14 anos, aproveitou para rever colegas que o próprio admite não ver há diversos anos. "Eu estou alegre. Havia rapazes que eu já não conhecia e eu gostei muito", afirmou.

João Nunes, antigo aluno e agora actual funcionário da Casa de Trabalho, sublinha a importância da iniciativa e admite ter pena que não aconteça mais vezes. "É pena não haver mais mas estamos a trabalhar nesse sentido para que cada vez haja mais e para tentar manter os laços de irmãos, ao fim ao cabo é o que somos. Recordar vivências passadas, ver a vida que têm levado os nossos colegas, é muito interessante. Foi a nossa família, a família que a gente não tinha mas que depois aqui se conciliou com uma vivência familiar muito forte e com experiências que nos marcaram para a vida", disse João Nunes.

O reencontro, que juntou cerca de meia centena de antigos alunos, aconteceu durante este último fim-de-semana. Criada em 1940, a Casa de Trabalho Dr. Oliveira Salazar - Patronato de Santo António, é uma fundação de solidariedade social, que apoia crianças e jovens, privados de meio familiar adequado.

 

Escrito por Brigantia

 

Jornalista: 
Carina Alves