Médicos do Porto em consultas no Nordeste Transmontano

PUB.

Ter, 30/09/2008 - 08:23


Os concelhos de Mogadouro e de Freixo de Espada à Cinta receberam a visita de médicos voluntários do Porto, que se deslocaram ao interior para realizar consultas e rastreios, de forma a colmatar a falta de assistência médica em determinadas valências. O objectivo da iniciativa é levar os cuidados médicos a duas camadas da população: a mais jovem e a mais idosa.    

Os voluntários eram de cinco especialidades: dermatologia, ortopedia, urologia, ginecologia e cirurgia vascular. Pelo segundo ano consecutivo, os médicos voluntários deslocaram-se do Porto a Trás-os-Montes para oferecer mais uma resposta saudável à população que, nem sempre se pode deslocar às unidades hospitalares.

 

José Carlos Noronha, ortopedista, ex-médico do Hospital de Santo António no Porto, refere que há casos, acima de tudo de dermatologia, que são resolvidos de imediato. “Detectam-se lesões malignas que são tratadas na hora, sendo que aos casos mais graves é dado um tratamento consequente nomeadamente no IPO” afirma.

 

Este ano, as consultas realizaram-se no Lar da Terceira Idade de Mogadouro, no Centro de Saúde e ainda em Freixo de Espada à Cinta. No ano passado, foram vários os casos graves detectados a nível da dermatologia. Na ortopedia, o médico fala das lesões mais comuns que “geralmente resultam da idade e onde já não há muito a fazer” salientando que “os colegas ortopedistas desta zona têm imenso trabalho e por isso não podem dar cobertura atempadamente às necessidades destas povoações”.

 

João Henriques, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro, considera esta iniciativa uma mais valia para os utentes do concelho “porque não têm de se deslocar aos médicos especialistas o que representa uma grande comodidade para muitos deles que já têm dificuldades de mobilidade”.

 

Só em Mogadouro foram rastreadas cerca de 300 pessoas. A iniciativa da vinda dos médicos do Porto a Trás-os-Montes contou com o apoio das autarquias.